O Ministério da Saúde anunciou que o Programa Mais Médicos atingiu 99% de adesão dos municípios contemplados no último edital, conforme divulgado pela Agência Brasil. O edital ofereceu 6.252 vagas, das quais mil foram destinadas à Amazônia Legal. Das vagas ofertadas, 6.169 foram indicadas pelas cidades para preenchimento.
Das 2.074 regiões com vagas previstas, 2.028 enviaram documentação para a renovação do quadro de profissionais. O ministério ressaltou que 47% das vagas eram destinadas a regiões de alta vulnerabilidade ou de extrema pobreza.
Apenas 31 municípios contemplados não renovaram a adesão, enquanto 15 optaram pelo preenchimento parcial das vagas estabelecidas, deixando 83 vagas sem preenchimento. O Ministério da Saúde afirmou que, após a avaliação dos termos enviados pelos gestores locais, as vagas remanescentes serão destinadas a novas regiões.
Na próxima fase, um novo edital será lançado para que os médicos possam se inscrever na seleção. Médicos brasileiros formados no Brasil terão preferência na seleção.
Até o fim deste semestre, um segundo edital será publicado, oferecendo 10 mil vagas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais. "Essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades", enfatizou o ministério.
Profissionais de saúde e especialistas devem estar atentos às novas oportunidades de trabalho no Programa Mais Médicos e acompanhar os próximos editais.
Leia também:
- Governo federal retoma o programa Mais Médicos. Iniciativa é rebatizada como Mais Saúde para o Brasil
- Programa Mais Médicos aposta em novos incentivos para fixar profissionais
- Ministério da Saúde vai credenciar 57 mil equipes para ampliar atendimentos em unidades básicas
- Programa Mais Médicos abre 6.252 vagas em cerca de 2 mil municípios
Fonte:
Agência Brasil. (2023, 30 de abril). Mais Médicos tem 99% de adesão de cidades contempladas em edital.