Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Promessas para 2019, um melhor controle para seus procedimentos

Promessas para 2019, um melhor controle para seus procedimentos
Carlos Eduardo Bernini Kapins
jan. 9 - 3 min de leitura
000

Todo começo de ano somos capazes de realizar as mesmas promessas: emagrecer, fazer exercícios, dar mais atenção a nossa família... mas a campeã é cuidar da parte financeira. E por que ela é a campeã de promessas para o ano seguinte? Pois é esse objetivo alcançado que tornará os demais mais possíveis de serem atingidos. E esse assunto tem se tornado cada vez mais frequente nas rodinhas de colegas médicos.

Isso acontece porque, durante a universidade, não temos chances, nem mesmo aulas específicas sobre mercado, controle financeiro, administração de negócio próprio, investimentos, etc. Isso nos torna ineficazes com relação a cuidar de nossas finanças.

Aqui, na Academia Médica, tivemos, no ano passado, por duas ocasiões a semana da saúde econômica do médico, na qual promovemos textos e cursos para ensinar as pessoas a serem mais eficientes no manejo de seus negócios.

Entretanto, eu como profissional da parte de procedimentos, posso afirmar que esbarramos em algumas dificuldades no dia a dia para o controle de nossos procedimentos. Algumas sociedades cirúrgicas até vêm olhando com atenção sobre isso, soltando manuais e listas para nos ajudar. Mas nos falta uma ferramenta que realmente faça a diferença no dia a dia. Quantas vezes você se esqueceu de cobrar aquele procedimento que fez num hospital no qual você opera pouco? Ou esqueceu de mudar a OPME daquele procedimento que não era tão comum.

Bom, há 3 anos venho desenvolvendo um sistema para melhorar a sua vida. Ele está pronto e será lançado em fevereiro. Mas vou compartilhar com vocês ao longo desses próximos meses algumas das coisas que aprendi nesse tempo de pesquisa.

A coisa mais importante que aprendi sobre procedimentos é o seguinte: digite de forma completa a justificativa dele. É importante adicionar as informações relativas ao caso, principalmente aquelas que fazem parte dos fluxogramas de decisão descritas em guidelines. Isso vai te poupar dor de cabeça com devolutivas feitas pelos auditores. Também não se esqueça de contar aquela particularidade do caso, se você precisar de algo diferente e, de preferência, mande pelo menos uma referência do uso off-label do material. Novamente ajudará você a realizar o procedimento de forma mais rápida e assistir ao seu paciente sem dores de cabeça. São 10 minutos a mais da consulta, mas que valem a pena

Se ficou curioso sobre o que estou fazendo, dá uma passada lá na www.o-trek.com e se inscreva. 

Semana que vem tem mais!

Para acompanhar os próximos textos, você pode seguir o perfil do Carlos Eduardo Bernini, clicando aqui.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você