Resistência bacteriana mais fácil de ser compreendida
São inúmeras as técnicas de comunicar melhor os assuntos que demandam muita informação para serem compreendidos.
A resistência bacteriana aos antibióticos é um tema de difícil compreensão porque a evolução dos antimicrobianos e a resistência dos micro-organismos evoluem diariamente. Não discutiremos aqui as políticas de boas práticas quanto ao uso de ATBs, isso é assunto para outro post.
O que quero por em pauta é como uma informação tão complexa quanto a resistência bacteriana às drogas pode ser facilitada com o uso de outros meios de comunicar.
O infográfico é um dos melhores meios de condensar uma quantidade enorme de informações em uma imagem, facilitando assim sua consulta em meios mais oportunos.
Não é nada simples atingir o objetivo proposto com um infográfico. Normalmente é necessário um time de profissionais para montar algo de qualidade científica. Além da credibilidade inexorável, tal apresentação deve ser amigável.
Logo abaixo trago a uma das iniciativas do site Information is Beautifull, que condensou as informações sobre a resistência bacteriana para as drogas mais utilizadas na infectologia, correlacionando com a história e as evoluções da indústria farmacêutica.
Recomendamos que a imagem a seguir seja impressa e afixada no lugar onde ela seja mais útil para você ( consultório, caderno de anotações ou papel de parede do computador). Devido ao tamanho da imagem e a grande quantidade de conteúdo, ela ficará difícil de ser visualizada nos celulares.
O que você acha dessa forma de comunicar medicina? Gostaríamos da sua opinião! Devemos continuar a publicar conteúdo como esse?
Confira mais posts desse tipo na nossa seção Academia Médica Pearls and Pitfalls