Um estudo liderado por pesquisadores do Departamento de Educação Física e Esportes da Universidade de Granada (UGR), em colaboração com pediatras da Unidade de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Universitário "Virgen de las Nieves" de Granada, revelou resultados promissores no combate à obesidade infantil e à prevenção de doenças metabólicas através do exercício físico. Publicada na JAMA Network Open, e divulgada em 04 de março de 2024 em Medical X Press, a pesquisa destaca o poder transformador do exercício físico regular na melhoria da saúde e da condição física de escolares.
💙Benefícios Significativos do Exercício Físico
Durante um programa de cinco meses, as crianças que participaram de atividades físicas regulares apresentaram melhorias notáveis em diversos indicadores de saúde. Os resultados mostraram uma redução significativa no risco cardiometabólico, nos níveis de colesterol LDL, no índice de massa corporal (IMC), na massa gorda e na gordura visceral. Além disso, houve um aumento na capacidade aeróbica dos participantes.
Francisco B. Ortega, professor do Departamento de Educação Física e Esportes da UGR e principal investigador do projeto, destacou que cerca de 80% das crianças que completaram o programa de exercícios físicos alcançaram uma redução significativa na quantidade total de gordura. Jairo H. Migueles, membro do mesmo departamento e um dos principais investigadores do estudo, complementou que um número significativo de escolares em alto risco de síndrome metabólica conseguiu sair desse grupo de risco graças ao programa de exercícios.
💙Uma Abordagem Acessível e Transferível
O programa de exercício físico adotado no estudo consistia em jogos de grupo e atividades simples, como corrida em pista ao ar livre e exercícios de força de intensidade moderada a alta, sem a necessidade de equipamentos avançados. Essa abordagem, realizada em condições semelhantes às encontradas no ambiente escolar ou em atividades extracurriculares, demonstra que o programa é facilmente transferível para um contexto cotidiano.
💙Impacto na Saúde Pública
Cristina Cadenas Sánchez, outra pesquisadora que coordenou o estudo, ressaltou a importância da inclusão da atividade física no tratamento da obesidade infantil e na prevenção do desenvolvimento de problemas metabólicos. Com a prevalência do excesso de peso e da obesidade infantil aumentando nas últimas décadas e se tornando uma preocupação global de saúde, com 1 em cada 3 crianças mundialmente afetadas e a Espanha entre os países europeus com as maiores taxas, esta pesquisa oferece uma esperança tangível para a reversão dessa tendência e melhoria da qualidade de vida das crianças.
Este estudo não só sublinha a necessidade urgente de intervenções focadas na saúde física das crianças, mas também oferece um roteiro claro para a implementação de programas de exercícios físicos eficazes e acessíveis que podem ter um impacto significativo na prevenção de doenças crônicas desde a infância.
Referência:
Medical Xpress. (2024, March 4). Researchers show that just 5 months of exercise can reduce cardiovascular risk in obese children. https://medicalxpress.com/news/2024-03-months-cardiovascular-obese-children.html