O setor de tecnologia da saúde, ou "healthtech", tem vivenciado uma transformação significativa na América Latina, impulsionada principalmente pela pandemia de Covid-19 e pelo aumento dos gastos com saúde.
Segundo o "The LatAm Tech Report - 2023", publicado pela Latitud, a pandemia alterou de forma irreversível a paisagem da saúde, resultando na perda de quase 7 milhões de vidas, das quais aproximadamente 3 milhões ocorreram nas Américas. Este cenário desencadeou uma conscientização global sobre a necessidade de adaptação e evolução rápida das instituições e profissionais de saúde, a fim de garantir um atendimento adequado a um número maior de pessoas.
Com o crescimento dos gastos atuais com saúde, tanto públicos quanto privados, na América Latina, prevê-se uma expansão nos investimentos em saúde como parcela do PIB até 2030. Esse aumento nos gastos representa uma oportunidade significativa para as healthtechs, que podem se inserir nos orçamentos de empresas e consumidores, trazendo eficiência de custos no processo. Além disso, há um interesse crescente por parte dos investidores de capital de risco, já atentos ao setor e redobraram suas apostas no início da pandemia.
Entre as 🚀 tendências destacadas no relatório - The LatAm Tech Report - 2023 a telemedicina e os cuidados domiciliares emergem como soluções fundamentais, ajudando a reduzir custos, oferecer conveniência e lidar com a escassez de profissionais médicos. A América Latina enfrenta uma demanda urgente por profissionais de saúde, e os disponíveis precisam maximizar sua eficiência.
No gráfico a seguir, observamos a situação dos profissionais de saúde. Ele mostra que o Brasil, a Colômbia e o México estão abaixo da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao número de médicos por 10.000 habitantes, com dados referentes aos anos de 2020-2021:
Fonte: The LatAm Tech Report - 2023
🎤 E o Avanço da Telemedicina?
Paralelamente, o crescente acesso a smartphones na região pavimenta o caminho para o sucesso da telemedicina. Esta modalidade não só reduz custos e elimina o tempo de deslocamento para médicos e pacientes, mas também amplia o acesso ao atendimento médico e diminui disparidades.
Durante a pandemia, consultas virtuais, prescrições e monitoramento de pacientes se tornaram necessidades, impulsionando a adoção da telemedicina por pacientes, médicos e instituições em diversas regiões, incluindo a América Latina. Agora, com regulamentações e adesão estabelecidas, a telemedicina, juntamente com outras soluções de cuidados domiciliares, promete continuar crescendo e transformando o cenário da saúde na região.
Em 2021, mais de 60% dos médicos em países latino-americanos selecionados já ofereciam serviços de telemedicina, evidenciando uma tendência crescente na adoção desta tecnologia. Interessantemente, a visão predominante entre estes profissionais é a de incorporar o atendimento virtual em suas rotinas de forma híbrida, dedicando algumas horas por dia a esta prática.
Esta abordagem híbrida sinaliza uma evolução na forma como a assistência médica é prestada, equilibrando os benefícios da telemedicina com o atendimento presencial. Isso reflete a adaptação dos profissionais de saúde às demandas do cenário atual, visando oferecer um atendimento mais conveniente e acessível à população.
Nos gráficos abaixo, podemos visualizar um pouco deste cenário, registrado em 2021:
Fonte: The LatAm Tech Report - 2023
🎤 E quais as expectativas para o futuro?
Elas apontam para um crescimento contínuo nos cuidados domiciliares em diversas frentes, abrangendo desde cuidados paliativos até tratamentos de diálise. No entanto, alguns desafios ainda precisam ser superados para que a telemedicina possa alcançar seu pleno potencial. Isso inclui a necessidade de melhorar o acesso à banda larga, garantindo uma conectividade eficiente para as consultas virtuais, bem como a implementação de regulamentações sólidas em relação à privacidade e segurança de dados. À medida que essas questões são abordadas, é esperado que a telemedicina continue a desempenhar um papel cada vez mais importante na entrega de assistência médica acessível e eficaz na América Latina.
O gráfico a seguir nos mostra a percepção dos médicos em relação à proporção dos cuidados médicos que eles acreditam poder ser realizada no ambiente domiciliar até o ano de 2025:
Fonte: The LatAm Tech Report - 2023
Referência:
The LatAm Tech Report - 2023" publicado pela Latitud - "The Future of Healthtech: A look into LatAm's tech future from the eyes of its builders
Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!