{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Suporte ventilatório em pacientes paliativos
[editar artigo]

Suporte ventilatório em pacientes paliativos

Com o progresso da ciência, houve o aumento da sobrevida de pacientes com doenças crônicas e limitantes. Hoje, é cada vez mais comum encontrarmos pacientes em unidades fechadas, enfermarias ou home care em situações nas quais as possibilidades de tratamentos existentes já se esgotaram e a cura não é mais um objetivo a ser alcançado.

É nesse contexto que a prática dos cuidados paliativos tem seu papel, visando oferecer conforto e qualidade de vida no âmbito físico, psíquico, espiritual e social, não só do paciente, mas também de sua família.

Grande parte dos pacientes que se encontram sob cuidados paliativos, em algum momento, poderão apresentar graus variados de insuficiência respiratória. A abordagem correta e precisa nesses casos é de extrema importância para estabilidade e conforto do paciente e de todos envolvidos nesse processo, tanto familiares quanto a equipe multidisciplinar. 

Pensando nisso,  planejamos o webinar Suporte ventilatório em pacientes paliativosUm evento em que iremos discutir aspectos técnicos, psicológicos e éticos na insuficiência respiratória em pacientes paliativos. Mais uma vez, uma abordagem leve e interativa na qual todos podem trocar e compartilhar experiências.

O webinar será na próxima quinta-feira, dia 29/03, às 20h. Faça sua inscrição gratuita, clicando neste link ou no botão abaixo:

Perdeu os webinars anteriores?

Calma! Nós gravamos eles para você. Clique nos banners abaixo e veja o replay dos eventos:

Roberta Fittipaldi é médica pneumologista e intensivista. Atua como pneumologista no Hospital Israelita Albert Einsten (HIAE) e professora da pós-graduação de Terapia Intensiva do HIAE. Atualmente cursa doutorado na área de Ventilação Mecânica na Universidade de São Paulo (USP). Possui certificação internacional em Metodologia Científica e de Ensino pela Harvard University TH Chan School of Public Health e vasta experiência em pneumologia e atendimento ao doente crítico.

Roberta Fittipaldi Palazzo

Roberta Fittipaldi Palazzo

Medica pneumologista e intensivista. Pneumologista do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), professora da pôs graduação de Terapia Intensiva do HIAE, cursando doutorado em Pneumologia na Universidade de São Paulo(USP).

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar