Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Suporte ventilatório em pacientes paliativos

Suporte ventilatório em pacientes paliativos
Roberta Fittipaldi
mar. 26 - 2 min de leitura
000

Dra. Roberta Fittipaldi é médica pneumologista e intensivista e líder do grupo de estudos em Pneumo Intensiva e Ventilação Mecânica da Academia Médica

Com o progresso da ciência, houve o aumento da sobrevida de pacientes com doenças crônicas e limitantes. Hoje, é cada vez mais comum encontrarmos pacientes em unidades fechadas, enfermarias ou home care em situações nas quais as possibilidades de tratamentos existentes já se esgotaram e a cura não é mais um objetivo a ser alcançado.

É nesse contexto que a prática dos cuidados paliativos tem seu papel, visando oferecer conforto e qualidade de vida no âmbito físico, psíquico, espiritual e social, não só do paciente, mas também de sua família.

Grande parte dos pacientes que se encontram sob cuidados paliativos, em algum momento, poderão apresentar graus variados de insuficiência respiratória. A abordagem correta e precisa nesses casos é de extrema importância para estabilidade e conforto do paciente e de todos envolvidos nesse processo, tanto familiares quanto a equipe multidisciplinar. 

Pensando nisso,  planejamos o webinar Suporte ventilatório em pacientes paliativosUm evento em que iremos discutir aspectos técnicos, psicológicos e éticos na insuficiência respiratória em pacientes paliativos. Mais uma vez, uma abordagem leve e interativa na qual todos podem trocar e compartilhar experiências.

O webinar será na próxima quinta-feira, dia 29/03, às 20h. Faça sua inscrição gratuita, clicando neste link ou no botão abaixo:

 


Quer aprofundar mais sobre esse tema e esclarecer todas as suas dúvidas? Participe do curso da Academia Médica Health.School em parceria com a  Dra. Roberta Fittipaldi:

Ventilação Mecânica – da teoria à prática

Início das aulas: 19 de agosto. Vagas limitadas!

Chega de máquina apitando porque você não sabe como programá-la! Informações: https://health.school/vmcurso ou clique no banner.


 

Confira também a lista completa de aulas online e gratuitas sobre Pneumo Intensiva:


 

Roberta Fittipaldi é médica pneumologista e intensivista. Atua como pneumologista no Hospital Israelita Albert Einsten (HIAE) e professora da pós-graduação de Terapia Intensiva do HIAE. Atualmente cursa doutorado na área de Ventilação Mecânica na Universidade de São Paulo (USP). Possui certificação internacional em Metodologia Científica e de Ensino pela Harvard University TH Chan School of Public Health e vasta experiência em pneumologia e atendimento ao doente crítico.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você