Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tortora ou Silverthorn: Qual melhor se adequa a você?

Tortora ou Silverthorn: Qual melhor se adequa a você?
Maiqueli Renata Daniel Lange
jan. 6 - 4 min de leitura
010

Ao entrar na faculdade de medicina somos mergulhados em várias referências. É um bombardeio de opiniões sobre qual livro é melhor  para auxiliar em nosso estudos. Sendo assim, tomei a liberdade de pontuar de forma critica questões práticas, afim de facilitar a escolha dos livros que irá usar no primeiro ano da faculdade, direcionando seus estudos conforme seu perfil .

Primeiramente fui apresentada ao livro princípios de fisiologia e anatomia  Gerald J .Tortora e Bryan Derricksom, mas quem é Tortora ? é um professor renomado de biologia  que ensina sobre anatomia humana fisiologia além de microbiologia  (sabe pouco ele né?). E, sequencialmente: fisiologia humana, uma abordagem integrada Dee Unglaub Silverthorn uma professora muito bem conceituada em biologia. Contudo, vamos a pergunta crucial, qual o melhor livro para quem está ingressando agora?

Vamos começar pela didática, no livro de Tortora, encontramos  textos com uma linguagem fácil, sem palavras muito técnicas, mas que explicam de forma clara, facilitando assim o entendimento. Silverthorn também possui uma linguagem fácil, usa recurso de esquemas com setas tornando o assunto dinâmico. Nesse aspecto podemos considerar um empate técnico.

Em relação aos conteúdos , Tortora é dois em um, anatomia e fisiologia, na minha opinião ele ajuda bastante ao entendimento. Silverthorn é apenas fisiologia. Então temos aqui dois viés: Tortora querendo abraçar o mundo colocando fisiologia mais anatomia e Silverthorn direcionando seu conteúdo apenas na fisiologia. Sendo assim, nesse ponto, em relação aos conteúdos o vencedor é Tortora .

Agora em relação as imagens, tanto em Tortora quanto em Silverthorn encontramos imagens muito didáticas ,tortora com imagens anatômicas reais e também de peças anatômicas, em alguns assuntos trás imagem da embriologia e histologia. E Silverthorn desenhos incríveis fazendo esquemas para facilitar a compreensão principalmente em endocrinologia. Então em relação as imagem declaro empate.

Em relação a atualização, o livro princípios de anatomia e fisiologia  esta na sua 14º edição e sua ultima atualização foi em 2016 .Em contra partida o livro fisiologia humana –uma abordagem intergrada esta na 7º edição e sua ultima atualização foi em 2017 .Sendo assim o pontinho vai para Silverthorn pois sabemos como é necessário estar atualizados .

Vamos para a parte que dói no bolso o preço. Silverthorn não passa de 300 reais. E Tortora fica em torno de 400 reais. Entretanto, tudo vai depender do local onde irá comprar. Então, nesse quesito o ponto vai para Silverthorn

Analisando o Custo beneficio, comprando o Silverthorn vai precisar de mais um atlas de anatomia que no mínimo sai por aproximadamente 400 reais. Agora comprando Tortora vai quebrar um galho na anatomia. Dessa forma, o ponto vai para Tortora .

Respondendo a pergunta inicial, não existe um livro melhor ou pior, mas sim aspectos diferentes, que podem ser mais ou menos adequados a cada situação. Mas posso dizer que usei  muito o livro do Tortora, da Silverthorn usei o capitulo de endocrinologia, logo serviu de complemento para o outro.

É valido ressaltar que tudo depende exclusivamente de nós e da forma, intensidade e constância na qual buscamos o conhecimento.  E você? Qual o seu preferido? Conta para a gente aqui nos comentários.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 210 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você