[ editar artigo]

#TeamNetter ou #TeamSobotta? Qual o melhor atlas para estudar anatomia?

#TeamNetter ou #TeamSobotta? Qual o melhor atlas para estudar anatomia?

Antes de iniciar tenho que dizer que vamos presenciar novamente uma grande guerra entre Alemanha e Estados Unidos, mas, dessa vez, de Atlas de Anatomia. Sim, caros leitores, Netter foi um ilustre médico e artista americano e Sobotta um grande anatomista alemão. Portanto, está dada a largada e, depois desse texto, salve-se quem puder.

Não tem como estudar anatomia e não pensar nos atlas do Netter e do Sobotta. Esses grandes autores nos fizeram olhar de forma completa e profunda para o corpo humano (obrigada, rapazes) e esses livros são os que nós utilizamos desde o início até o final da nossa formação (está aqui a sua suma importância). Então, vamos para a principal pergunta: qual é o melhor?

Começando pela atualização, o Sobotta realizou sua última edição em 2018, já o Netter, em 2019.  Qual a importância disso? Sabemos que quando se trata de medicina precisamos sempre estar atentos ao que temos de mais atual, então, nesse quesito, ponto para Netter!

 Em relação às imagens, no Sobotta encontramos imagens belas, nítidas e em desenho das peças anatômicas, tudo com uma coloração bem viva, o que auxilia na memorização (dependendo, claro, da sua forma de aprender). Já no Netter, temos desenhos feitos a mão pelo próprio autor (pasmem), todos com uma ótima qualidade e ricos em detalhes, apesar da coloração ser mais fria. Sendo assim, nesse quesito, declaro empate.

Agora pensando sobre volumes, eis aqui a maior diferença entre os dois Atlas. O Sobotta é vendido em 3 volumes: “Anatomia Geral e Sistema Muscular”, “Órgãos Internos”, “Cabeça, Pescoço e Neuroanatomia” e um extra, menorzinho, com “Quadros de Músculos, Articulações e Nervos”. Enquanto isso, o Netter é vendido em apenas um volume, o “Atlas de Anatomia Humana”. Aqui temos a luta de tijolos (o estudante de medicina já leva pouca coisa na mochila, né?), três tijolos ou um tijolão? Fica a seu critério.

Por fim, o tão temido preço. A grande realidade é que ambos são salgados, variando de 400 a 600 reais, aproximadamente. De modo geral, o Sobotta, por possuir 3 volumes, costuma ser um pouco mais caro do que o Netter, mas tudo depende do local onde irá realizar a compra.  Então, nesse item, ponto para o Netter.

Bom, pelos meus cálculos eu sou #TeamNetter, contudo, vale a pena lembrar que o melhor Atlas de Anatomia é aquele que você tem em mãos para estudar. Nós não dependemos do melhor livro ou atlas para construir um conhecimento sólido e eficaz, mas sim, da nossa própria determinação em busca do saber.

E você, é #TeamNetter ou #TeamSobotta

Livraria Médica

Academia Médica
Rebecca Lumy Nunes Yoshikawa
Rebecca Lumy Nunes Yoshikawa Seguir

Acadêmica de medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). Apaixonada pela arte que é a medicina e pela grandiosidade que é a vida!

Ler conteúdo completo
Indicados para você