Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Transformações Digitais em Saúde: e o caminho para 2024

Transformações Digitais em Saúde:  e o caminho para 2024
Academia Médica
dez. 13 - 10 min de leitura
000

Continuando a discussão iniciada na publicação "Transformações Digitais em Saúde: Uma Visão de 2023", esta sequência aprofunda-se nas sete áreas-chave de desenvolvimento em saúde digital identificadas em 2023. Vamos explorar como essas áreas se posicionam na 'Curva de Maturidade da Inovação da Rock Health Advisory', analisando suas evoluções e perspectivas para 2024.

Fonte:  Rock Health. 2023.


1.  Alimentos como Medicina 

⚕ Pontuação de maturidade da inovação: Nascent.

Nos últimos anos, as recomendações nutricionais digitalmente entregues se expandiram de serviços de nicho para um amplo espectro de condições, incluindo câncer e saúde mental. Em 2023, houve um aumento significativo na pesquisa, mudanças políticas e inovação no campo de "alimentos como medicina", com destaque para algumas empresas. Os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA destinaram aproximadamente 1,9 bilhão de dólares anuais para pesquisa nutricional, refletindo-se em mais de 1900 publicações em 2023.

Para 2024, espera-se que varejistas intensifiquem investimentos em nutrição médica, enquanto os planos de saúde continuarão a adotar programas de alimentos como medicina. Prestadores de saúde inovadores e startups, especialmente no mercado de cuidados com a obesidade, estão inclinados a integrar esses programas em seus modelos de cuidado, potencialmente por meio de parcerias com startups focadas nesse segmento.


2. Cuidado Digital para Obesidade

⚕ Pontuação de maturidade da inovação: Nascent.

O cuidado digital para obesidade, ainda em estágio inicial de maturidade inovadora, ganhou destaque em 2023. Apesar dos medicamentos GLP-1 terem sido o centro das atenções, os serviços de suporte ao gerenciamento de peso, como monitoramento remoto, coaching de estilo de vida e apoio à saúde mental, também evoluíram significativamente. Empresas existentes ampliaram programas de perda de peso e novas empresas surgiram para atender à crescente demanda dos consumidores.

De 2020 a 2022, as menções no PubMed sobre cuidados com obesidade habilitados digitalmente aumentaram quase 85%, sinalizando um crescimento na base de evidências que estão sendo traduzidas em modelos práticos de cuidado, com um investimento de 176 milhões de dólares em startups no estágio inicial até o terceiro trimestre de 2023.

Para 2024, é crucial observar os desafios da cadeia de suprimentos, custos e acessibilidade dos medicamentos GLP-1, considerando especialmente a viabilidade de regimes de medicação potencialmente vitalícios e seus efeitos colaterais. Isso ressalta a importância de abordagens abrangentes no cuidado da obesidade.

Espera-se que os pagadores busquem programas de triagem e tratamento mais precisos, definindo prioridades para programas baseados em medicação e intervenções que auxiliem os pacientes a interromper o uso de medicamentos a longo prazo. Os fabricantes de medicamentos precisarão posicionar suas terapias dentro do paradigma de cuidado integral, incluindo a integração com o cuidado digital. Os modelos emergentes de cuidado da obesidade provavelmente se diferenciarão através da personalização aumentada e da capacidade de abordar as causas fundamentais da doença.


3. Soluções para Cuidadores

⚕ Pontuação de maturidade da inovação: Emerging

As soluções, que apoiam cuidadores de idosos, pais de crianças e indivíduos cuidando de pessoas com doenças ou deficiências, estão ganhando destaque. Desde 2021, o valor econômico estimado do cuidado familiar e não remunerado nos EUA ultrapassou 600 bilhões de dólares. Além disso, a chamada "Grande Resignação" realçou a sobrecarga dos cuidadores e seu impacto nos custos dos empregadores.

Com compromissos crescentes ao nível federal e estadual voltados aos cuidadores familiares e mais de 400 publicações sobre intervenções digitais voltadas a cuidadores no PubMed em 2023, as soluções para cuidadores estão emergindo para atender a necessidades não supridas.

Para 2024, espera-se que os fatores impulsionando o mercado voltado aos cuidadores se intensifiquem, à medida que condições macroeconômicas difíceis agravam os desafios e impactos negativos na saúde dos cuidadores. É provável que empregadores se juntem aos consumidores na aquisição de soluções que atendam a essas demandas, com foco em soluções administrativas para cuidadores, como navegação de cuidados e logística familiar.

Almejamos pelo surgimento de mais soluções de startups que apoiam a variedade de funções relevantes desempenhadas por cuidadores, incluindo a prestação de cuidados, gerenciamento de logística médica e gerenciamento dos frequentes estressores associados aos cuidados, como desafios de saúde mental e o equilíbrio entre trabalho, cuidado e responsabilidades familiares.


4. IA em Saúde

⚕ Pontuação de maturidade da inovação: Developing

A inteligência artificial (IA) na saúde, tem experimentado um crescimento notável, especialmente desde o lançamento público do ChatGPT no final de 2022. Algoritmos de IA têm desempenhado um papel significativo na inovação em saúde, apoiando funções como triagem de pacientes, agendamento, transcrição médica e descoberta de medicamentos. Em 2023, as soluções habilitadas por IA receberam um impulso considerável no financiamento de capital de risco, alcançando quase 2,8 bilhões de dólares distribuídos em 101 acordos até o terceiro trimestre do ano. Além disso, observou-se um crescimento expressivo em parcerias, indicando uma forte tração comercial.

Para 2024, espera-se que a IA continue a crescer e a se integrar em larga escala no setor de saúde. A FDA, após uma série de aprovações em 2022 e 2023, deve aumentar as taxas de aprovação de tecnologias de IA/ML em mais de 30%. Questões como viés algorítmico, ética e transparência são essenciais para que as soluções de IA avancem para casos de uso clínico.

Para provedores, pagadores e empresas de ciências da vida, consolidar uma abordagem de governança de IA e avaliar as compensações entre integrações em nível de plataforma (por exemplo, plugins de registros médicos eletrônicos) e soluções líderes de mercado será crucial para estabelecer uma estratégia de IA de longo prazo bem-sucedida.

Identificar um portfólio ideal de parceiros entre startups em crescimento, grandes empresas de tecnologia e desenvolvedores de software de saúde tradicionais será uma prioridade em 2024.

5. Habilitação de Cuidados Baseados em Valor:

⚕ Pontuação de maturidade da inovação: Developing

A habilitação de cuidados baseados em valor tem sido mais discutida do que efetivamente adotada em larga escala. Empresas especializadas estão facilitando a adoção de modelos de negócios baseados em risco por provedores e pagadores, permitindo a execução de acordos baseados em valor, monitoramento de resultados, análise de dados relevantes, avaliação de riscos e envolvimento dos pacientes em cuidados orientados para resultados.

Empresas focadas em cuidados renais habilitados por tecnologia e modelos de captação de atenção primária foram destaques em 2023, atraindo grandes investimentos. A habilitação de cuidados baseados em valor mostra um crescimento notável em parcerias, indicando um ganho de tração comercial e avanço rumo à maturidade.

Para 2024, o cenário de habilitação de cuidados baseados em valor dependerá principalmente dos resultados demonstrados por pagadores nacionais dominantes e organizações de serviços gerenciados. A consolidação no setor de saúde também é um fator importante, com sistemas de provedores se fundindo e impulsionando soluções de habilitação para cuidados baseados em valor em direção a plataformas mais abrangentes. No entanto, a complexidade de desenvolver e executar esses contratos permanece como um desafio principal.


6. Varejistas como Provedores

⚕ Pontuação de maturidade da inovação: CalibratingVarejistas de grande porte têm se estabelecido como provedores de saúde há mais de uma década. Em 2023, vimos novos entrantes como GNC e Costco, além da evolução das ofertas de jogadores já estabelecidos como Walgreens, Amazon e CVS. Com aquisições importantes e parcerias crescentes com empresas de saúde digital, o setor mostra sinais de maturidade.

Para 2024, espera-se que os varejistas expandam seus modelos de cuidados para áreas clínicas de maior custo, como doenças crônicas, integrando mais profundamente seus modelos de cuidados no sistema de saúde. A ênfase estará em reduzir o atrito nas transferências entre provedores de varejo e tradicionais, além de atender à demanda em casa por meio de serviços omnicanais.


7. Interoperabilidade de Dados

⚕ Pontuação de maturidade da inovação: Calibrating

A interoperabilidade de dados tem sido uma prioridade de longa data em saúde digital, regulamentada por legislações como HIPAA e o HITECH Act. Em 2023, uma grande parcela de empresas de saúde digital  recebeu mais de 630 milhões de dólares em financiamento para desenvolver soluções de interoperabilidade.  Embora a infraestrutura de interoperabilidade nos EUA ainda esteja em construção, há um crescimento contínuo em parcerias comerciais de larga escala.

Em 2024, o acesso a dados limpos, confiáveis e úteis  será cada vez mais importante, com soluções de interoperabilidade que priorizam a precisão, profundidade das informações, segurança e usabilidade se destacando. Espera-se que soluções disruptivas de interoperabilidade ofereçam análises integradas e capacidades de insights, agregando valor para os clientes. Pagadores e provedores deverão avaliar suas estratégias de gerenciamento de dados e atualizar suas infraestruturas internas para suportar análises avançadas.



À medida que entramos em 2024, o setor de saúde digital enfrenta um período de recalibração e ajuste. Estes desenvolvimentos representam apenas o começo de uma era de inovação contínua e transformação no setor de saúde. Continuaremos acompanhando essas tendências e inovações para fornecer insights sobre como elas evoluirão no futuro.



Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!




Referência:

Rock Health. (December 11, 2023). Digital health at the turn of 2024: Tracking developments along the innovation maturity curve. Recuperado de https://rockhealth.com/insights/digital-health-at-the-turn-of-2024-tracking-developments-along-the-innovation-maturity-curve/


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você