Um estudo publicado na JAMA Network Open em 16 de outubro de 2024, traz novas perspectivas sobre o uso de agonistas do receptor de peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1RAs) em adolescentes. Desde a aprovação do liraglutide em 2019 para tratar diabetes tipo 2 em pré-adolescentes e adolescentes, outros medicamentos, como o exenatide e o semaglutide, também foram aprovados para estas faixas etárias.
A pesquisa, liderada por Margaret G. Miller e colaboradores, mostra um aumento expressivo de 600% na prescrição destes medicamentos entre 2020 e 2023 para pacientes de 12 a 25 anos. Este estudo visa compreender melhor as características demográficas e as comorbidades dos pacientes que recebem esses tratamentos.
🟦 A tabela ilustra as diferenças entre os pacientes que receberam sua primeira prescrição de agonistas do receptor GLP-1 e aqueles que tiveram uma consulta médica na mesma data, mas sem prescrição de GLP-1RAs:
Fonte: Miller MG, Terebuh P, Kaelber DC, Xu R, Davis PB., 2024. JAMA
Métodos e Descobertas Principais:
Utilizando a plataforma TriNetX Analytics, que reúne registros eletrônicos de saúde de mais de 110 milhões de pacientes em 64 grandes organizações de saúde dos EUA, a pesquisa incluiu indivíduos entre 10 a 17 anos que receberam prescrições de GLP-1RAs entre 2019 e 2023. Foram comparados com controles da mesma idade que não receberam prescrições desses medicamentos.
Os resultados revelam que, comparativamente aos controles, os pacientes que receberam GLP-1RAs eram predominantemente do sexo feminino, e mais frequentemente negros ou hispânicos. Esses pacientes também tinham maior prevalência de diagnósticos prévios de diabetes tipo 2, síndrome metabólica, e um índice de massa corporal (IMC) no 95º percentil ou superior.
🟦 No gráfico é possível visualizar as prescrições de agonistas do receptor de peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1RA) em populações pré-adolescentes e adolescentes, destacando as tendências e padrões de uso desses medicamentos:
Fonte: Miller MG, Terebuh P, Kaelber DC, Xu R, Davis PB., 2024. JAMA
Considerações sobre o Uso de GLP-1RAs:
O estudo destaca que o uso de GLP-1RAs nesta faixa etária com diagnóstico de diabetes tipo 1 é comum, embora esses medicamentos sejam aprovados principalmente para diabetes tipo 2 e obesidade. Isso sugere uma área de prática médica que requer mais diretrizes claras.
Apesar de revelar importantes tendências de prescrição e características dos pacientes, o estudo tem limitações, como a falta de dados sobre a indicação exata para a administração de GLP-1RAs e a duração do uso do medicamento. Os pesquisadores enfatizam a necessidade de compreender os impactos de longo prazo desses medicamentos nas dimensões física, mental e sociocultural.
O estudo serve como um ponto de partida para futuras investigações sobre as práticas de prescrição de GLP-1RAs e seus efeitos a longo prazo nesta faixa etária, ajudando a moldar um uso mais informado e responsável desses tratamentos importantes.
Referência:
Miller MG, Terebuh P, Kaelber DC, Xu R, Davis PB. Characterizing GLP-1 Receptor Agonist Use in Preadolescent and Adolescent Populations. JAMA Netw Open. 2024;7(10):e2439887. doi:10.1001/jamanetworkopen.2024.39887