Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

USPSTF atualiza recomendações sobre alto IMC em crianças e adolescentes

USPSTF atualiza recomendações sobre alto IMC em crianças e adolescentes
Academia Médica
dez. 14 - 3 min de leitura
000

A Task Force de Serviços Preventivos dos EUA - USPSTF divulgou em 12 de dezembro de 2023, um comunicado de recomendação preliminar sobre intervenções para índice de massa corporal (IMC) elevado em crianças e adolescentes. Nesta nova orientação, a Task Force aconselha que clínicos forneçam ou encaminhem crianças e adolescentes com alto IMC para intervenções comportamentais intensivas e abrangentes.

📌 Esta recomendação recebeu um grau B. Conforme a tabela da USPSTF.

Fonte: USPSTF, 2023

Este conselho é direcionado a crianças e adolescentes a partir dos 6 anos que têm um Índice de Massa Corporal (IMC) elevado. Atualmente, cerca de 20% das crianças e adolescentes nos Estados Unidos se enquadram nesta categoria, o que é comumente associado à obesidade. O IMC é calculado utilizando a altura e o peso da criança e é plotado em um gráfico de crescimento para referência. Segundo esse gráfico, a obesidade é definida quando o IMC de uma criança ou adolescente é igual ou superior ao percentil 95 para sua idade e sexo. .

🧒🏽 Intervenções Comportamentais Eficazes

A Dra. Katrina E. Donahue, M.D., M.P.H., membro da Task Force, enfatiza que há métodos comprovados para ajudar crianças e adolescentes com alto IMC a gerir seu peso e manter-se saudáveis. As intervenções comportamentais intensivas mostraram ser eficazes na ajuda às crianças para alcançar um peso saudável, melhorando também a qualidade de vida.

Estas intervenções abrangentes podem incluir educação sobre hábitos alimentares saudáveis, aconselhamento sobre técnicas de mudança comportamental, como estabelecimento de metas e resolução de problemas, e sessões de exercícios supervisionados. Intervenções eficazes envolvem pelo menos 26 horas ou mais com um profissional de saúde ao longo de um ano, exigindo comprometimento tanto das crianças quanto de suas famílias.

📌 Saúde para Todos

Embora esta recomendação seja específica para crianças e adolescentes com alto IMC, a Task Force incentiva todas as crianças e suas famílias a seguirem hábitos saudáveis. O Dr. John M. Ruiz, Ph.D., outro membro da Task Force, reitera que existem várias intervenções eficazes e baseadas em evidências que podem ajudar crianças e adolescentes a manter um peso saudável. Profissionais de saúde devem trabalhar com crianças e suas famílias para encontrar a intervenção mais adequada.

🩺Pesquisas Futuras

A Task Force também revisou evidências sobre medicamentos para perda de peso, mas concluiu que mais pesquisas são necessárias para entender completamente os resultados de saúde a longo prazo desses medicamentos.

Outras áreas importantes identificadas para pesquisa incluem o impacto da mudança do IMC na saúde geral e a longo prazo e como os clínicos podem conversar de maneira mais eficaz com crianças, adolescentes e suas famílias sobre perda de peso.

Referência: 

U.S. Preventive Services Task Force. (2023). Draft Recommendation Statement: Interventions for High Body Mass Index in Children and Adolescents. Recuperado de https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/uspstf/sites/default/files/file/supporting_documents/high-bmi-children-adolescents-draft-rec-bulletin.pdf



Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você