Variantes do SARS-CoV-2 continuam a surgir. E dentre estas variantes a B.1.617.2 (Delta) é altamente transmissível e vem causando surtos ao redor do mundo.
Durante julho de 2021, 469 casos de COVID-19 associados a vários eventos de verão e grandes reuniões públicas em uma cidade no Condado de Barnstable, Massachusetts, foram identificados entre os residentes desse local; a cobertura de vacinação entre residentes elegíveis de Massachusetts foi de 69%.
Aproximadamente três quartos (346; 74%) dos casos ocorreram em pessoas totalmente vacinadas (aqueles que completaram as 2 doses da vacina de mRNA [Pfizer-BioNTech ou Moderna] ou receberam uma única dose da vacina Janssen [Johnson & Johnson] ≥14 dias antes da exposição).
O sequenciamento genômico de amostras de 133 pacientes identificou a variante B.1.617.2 (Delta) do SARS-CoV-2 em 119 (89%) e a sub-linhagem Delta AY.3 em um (1 %). No geral, 274 (79%) pacientes vacinados com infecção disruptiva eram sintomáticos. Entre cinco pacientes com COVID-19 que foram hospitalizados, quatro foram totalmente vacinados; nenhuma morte foi relatada.
Os valores de limite do ciclo (Ct) da reação em cadeia da transcrição reversa em tempo real (RT-PCR) em amostras de 127 pessoas vacinadas com casos de descoberta foram semelhantes aos de 84 pessoas não vacinadas, não totalmente vacinadas ou cujo estado de vacinação era desconhecido.
A variante Delta do SARS-CoV-2 é altamente transmissível, a vacinação é a estratégia mais importante para prevenir doenças graves e a morte. Em 27 de julho de 2021, o CDC recomendou que todas as pessoas, incluindo aquelas que estão totalmente vacinadas, devem usar máscaras em ambientes públicos fechados em áreas onde a transmissão de COVID-19 é alta ou substancial. Os resultados desta nova pesquisa sugerem que mesmo em localidades sem alta transmissibilidade de COVID pode se considerar a expansão das estratégias de prevenção, incluindo o uso de máscaras em ambientes públicos fechados, independentemente do estado de vacinação, dado o risco potencial de infecção durante a participação em grandes reuniões públicas que incluem viajantes de muitas áreas com diferentes níveis de transmissão.
E o que isso significa?
A variante SARS-CoV-2 Delta é altamente transmissível, e compreender os determinantes da transmissão, incluindo o comportamento humano e a eficácia da vacina, é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de prevenção.
Como a variante delta continua a se espalhar rapidamente pelos EUA, a orientação sobre o uso de máscara atualizada pelo CDC agora recomenda que as pessoas usem máscaras quando dentro de espaços públicos e em áreas onde a propagação do vírus é "substancial" ou "alta", independentemente do estado de vacinação.
Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!
Referências
- Brown CM, Vostok J, Johnson H, Burns M, Gharpure R, Sami S, et al. Outbreak of SARS-CoV-2 Infections, Including COVID-19 Vaccine Breakthrough Infections, Associated with Large Public Gatherings — Barnstable County, Massachusetts, July 2021. MMWR Morbidity and Mortality Weekly Report [Internet]. 2021 Jul 30 [cited 2021 Aug 4];70(31). Available from: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/70/wr/mm7031e2.htm