Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você está perdendo tempo em ainda utilizar papel em seu consultório!

Você está perdendo tempo em ainda utilizar papel em seu consultório!
Fernando Carbonieri
mai. 1 - 5 min de leitura
000

Você está perdendo tempo em ainda utilizar papel em seu consultório!

A migração do papel para os sistemas digitais em clínicas e consultórios!

Atualmente, clínicas e consultórios em todo o país passam por um processo que está revolucionando as formas de atendimento e marcação de consultas. O fenômeno da digitalização dos processos chegou à área médica com resultados ágeis e positivos, tanto para os profissionais da saúde quanto para os pacientes. Se antigamente todas as informações das clínicas e consultórios eram feitas no sistema tradicional, com anotações em papel, a mudança para os sistemas digitais contribui para, entre outras características, evitar erros e perda de documentos, aumentar a assiduidade dos pacientes e otimizar a produtividade. No entanto, como todo novo sistema implantado, a digitalização também requer cuidados.

Planejamento para a transição:

A mudança de processo exige que as clínicas e consultórios se adaptem gradativamente.

Um dos fatores dessa mudança está relacionado com as informações antigas dos pacientes, que podem estar registradas em papel ou em outro sistema. Por este motivo, escolher um bom fornecedor para novo sistema digital pode fazer toda a diferença.

Se você já utiliza algum sistema mais antigo, é recomendável escolher um novo sistema que permita a importação de seus dados legados, seja ela feita de forma automática ou manual pela equipe de desenvolvimento do fornecedor.

Para quem ainda utiliza registros de papel, o ideal é que o processo de digitalização coexista com o sistema tradicional de fichas físicas. Neste caso, a partir da data de implantação os novos dados passarão a ser inseridos no sistema ao mesmo tempo que os registros originais em papel ainda ficam disponíveis para consulta.

Planejamento e organização são fundamentais nesta fase e possibilitarão uma transição bem mais tranquila.

Ganho de produtividade:

Depois de implementado, o novo sistema certamente vai garantir uma série de benefícios aos médicos e outros profissionais da clínica. Um dos mais fáceis de se observar será um considerável aumento de velocidade no registro e recuperação das informações do paciente. Sem as enormes quantidades de papel, é possível acessar em instantes e de qualquer lugar o histórico do paciente, contendo seus exames e qualquer outro tipo de informação relacionada a consultas passadas.

Alguns softwares para clínicas permitem, inclusive, criar modelos de prontuários customizados, que se encaixam melhor a especialidade de maneira a atender de cada profissional, o que resulta em uma maior organização e ganho de produtividade durante o atendimento.

Para o paciente os benefícios também são muitos, o sistema além de garantir melhor atendimento, ainda diminui a ocorrência de erros presentes em registros de papel, como a perda ou dificuldade de interpretação das informações.

Escolhendo a solução ideal:

Durante a escolha do software que será implantado em sua clínica ou consultório é necessário observar alguns pontos importantes que podem fazer toda a diferença.

Com o surgimento da chamada web 2.0, sistemas online, que rodam a partir do navegador e armazenam os dados na nuvem, se tornaram uma tendência. Sistemas web podem ser acessados remotamente de qualquer lugar, rodam em Windows, Mac, tablets e celulares, além de inúmeras outras vantagens, quando comparados a sistemas tradicionais, instalados localmente no computador ou servidor da clínica.

Outro ponto importante a ser considerado é a simplicidade e facilidade de uso da solução. Um sistema intuitivo e com alta usabilidade irá tornar muito mais tranquilo o aprendizado e a adaptação não só do médico, mas de toda a equipe.

Por fim, é importante considerar a contratação de um software seguro, que armazene os dados com segurança, criptografados e com backup automatizado das informações, para que os dados nunca sejam perdidos.

iclinic7-300x250Um bom exemplo de sistema para automação e digitalização de clínicas e consultórios é o iClinic. Fundada por especialistas em informática médica da USP, a empresa vem inovando o segmento, oferecendo um software que além da beleza em design, simplicidade de uso e segurança, possui um alto nível de customização.

O sistema oferece os principais recursos necessários para a digitalização dos processos da clínica como módulo de agendamento, prontuário eletrônico, sistema de envio de lembretes de consulta via SMS e faturamento de guias no padrão TISS.


É importante destacar que, durante o processo, toda a equipe da clínica e do consultório deve estar unida para garantir o sucesso da transição para o digital. Isso envolve médicos, assistentes, enfermeiros e profissionais da área administrativa. Afinal, será importante que todas as áreas consigam interagir e usufruir dos benefícios do novo sistema.

Sua clínica está preparada para essa transição? Compartilhe suas ideias e vamos trocar informações!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você