Chamar alguém de competente ou incompetente pode parecer arbitrário e radical, no entanto todos devemos ter um determinado nível de competência que nos capacite a executar um trabalho. Todos podem demonstrar certo nível de competência para que conquistar a confiança e o respeito das pessoas que estão próximas.
Ninguém gosta de seguir uma pessoa incompetente. Por isso a amizade não é sinônimo de liderança. As pessoas podem gostar de você como um bom amigo, mas não segui-lo como líder. Eles sentem que você não é competente para assumir a liderança no nível em que está e, por isso, guardarão distância de serem liderados por você.
Competência vai além das palavras. O que está em jogo é a habilidade que o líder tem de dizer as coisas, de planejar, de executar e de fazer tudo de uma tal forma que os demais o conheçam pela sua condução e, por isso, queiram segui-lo.
A competência precisa estar presente em cada nível de uma organização.; a incompetência não deve ser tolerada.
A competência requer três ingredientes principais:
- Comprometimento:
- Habilidade
- Inteligência:
Também é parte da competência a percepção, o tino para saber o que deve ser feito e como deve ser feito.
A combinação desses três ingredientes - comprometimento, habilidade e inteligência - leva não só à competência, mas à excelência. Isso é o que faz um líder ao ser seguido pelas pessoas.
Com base nisso, em que área você é mais competente?
Em que você se distingue dos demais?
O que faz os outros seguirem você ?
Mais artigos da autora
_______________________________________________________________________________________
Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!
_______________________________________________________________________________________
Acompanhe o podcast da Dra. Cristina sobre o tema deste artigo!