[ editar artigo]

Operação Enganosa - Novo documentário da Netflix aborda a indústria de OPMEs e o papel de agências regulatórias e médicos nesse mercado

Operação Enganosa - Novo documentário da Netflix aborda a indústria de OPMEs e o papel de agências regulatórias e médicos nesse mercado

Muito é discutido sobre algumas das práticas da indústria farmacêutica frente ao seu marketing, principalmente no que tange ao agressivo marketing para a adoção de novas drogas ou tratamento. Porém um outro seguimento dessa indústria vem ganhando uma atenção cada vez maior: o mercado dos "medical devices"

Aqui no Brasil são conhecidas algumas das práticas utilizadas pela indústria (e infelizmente por colegas médicos de renome) para a venda casada de medical devices. Como falamos em diversos e nossos textos o mercado de Saúde mundial soma um montante que beira os 5 trilhões de dólares, configurando o segundo maior mercado do mundo (atrás apenas do mercado de alimentos). Para o ano de 2020, algumas consultorias internacionais preveem o aumento do montante para 8,7 trilhões de dólares. Esse aumento se dá pela criação de novas moléculas e medical devices que encarecem o sistema como um todo.

A briga por uma migalha desse mercado é voraz e algumas vezes sem escrúpulos, ou com regras que não significam segurança de uso ou de intervenção na saúde das pessoas.

É disso que trata o documentário "Operação Enganosa" (The bleeding edge), disponível no netflix. Confira o trailer: 

Estamos falando de dispositivos totalmente implantáveis que apresentaram resultados não aferidos por testes adequados, mas mesmo assim entraram no mercado. O caso das próteses de quadril chama muito a atenção, mas, além disso, o documentário trata de outros medical devices, indústria de diagnósticos por imagem e, principalmente, o efeito negativo em alguns dos pacientes que foram lesados.

Um outro debate que o documentário levanta é o mindset do médico como intermediário que indica e implanta esses produtos. Estaríamos nós indicando produtos sem a devida razoabilidade sobre riscos e benefícios? Estamos questionando alguns dos métodos utilizados pela indústria e agências regulatórias sobre a segurança desses medical devices?

Para ver o documentário na Netflix clique aqui

Vale a pena refletir e buscar a ampla discussão sobre o assunto.

Comente logo abaixo o que você achou e vamos aumentar a discussão sobre o tema!

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você