[ editar artigo]

Fiocruz libera 1º lote da vacina contra a Covid-19 com produção 100% nacional

Fiocruz libera 1º lote da vacina contra a Covid-19 com produção 100% nacional

Mais um avanço na ciência brasileira. Após 37 dias do registro da ANVISA, 1º lote da vacina contra a Covid-19, com produção 100% nacional é aprovado pela Fiocruz. 

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aprovou oficialmente o 1º lote da vacina contra a Covid-19. A informação foi divulgada ontem (15) em nota oficial da assessoria de imprensa do órgão e o próximo passo é a entrega dos imunizantes ao Ministério da Saúde (MS) e sua inclusão no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Leia também: 2 anos da COVID-19: estudo da Fiocruz traz panorama de 2020 até os dias de hoje

A aprovação do setor de controle de qualidade em relação à vacina foi realizada na segunda-feira (14) — 37 dias após o parecer positivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na aprovação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), produzido no Brasil.

A fabricação da vacina 100% nacional representa uma conquista para a ciência brasileira, após a transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio da Universidade de Oxford e a indústria farmacêutica AstraZeneca.

Saiba mais: Ministério da Saúde e Fiocruz lançam curso gratuito sobre enfrentamento da COVID-19

Os detalhes da entrega da vacina ao Ministério da Saúde ainda estão sendo alinhados entre a Fiocruz e o Ministério de Saúde, conforme a demanda do órgão. Em nota, a fundação confirmou que mais informações serão divulgadas em breve.

 

Referências

  1. AGÊNCIA BRASIL. Covid-19: Fiocruz aprova primeiro lote de vacina 100% brasileira. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-02/covid-19-fiocruz-aprova-primeiro-lote-de-vacina-100-brasileira. Acesso em 16 de fevereiro de 2022
  2. PORTAL FIOCRUZ. Fiocruz recebe registro da vacina Covid-19 100% nacional. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-recebe-registro-da-vacina-covid-19-100-nacional.  Acesso em 16 de fevereiro de 2022

Coronavirus | COVID-19

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você