[ editar artigo]

Coronavirus. Como o profissional de saúde pode se proteger?

Coronavirus. Como o profissional de saúde pode se proteger?

O novo vírus sazonal coronavírus se comporta como o vírus da gripe, de forma muito semelhante com o comportamento do H1N1 na época da pandemia de 2019. 

Ou seja. Esse vírus é transmitido por gotículas e aerosóis, de animais para animais, de animais para pessoas e de pessoas para pessoas e tem um grande potencial de se espalhar globalmente.

Profissionais de saúde são sempre linha de frente, por serem os que irão fechar os diagnósticos frente aos sintomas gripais apresentados pelos contactantes.

Nesse caso, vale também lembrar que médicos veterinários e profissionais que trabalham com controle sanitário, também devem se proteger.

PARA FICAR SEMPRE INFORMADO SOBRE SAÚDE GLOBAL, SIGA A GLOBAL HEALTH LEAGUE AQUI NA ACADEMIA MÉDICA 

Não podemos fazer mais vista grossa, pois muitos de nós somos negligentes com EPIs e as vezes deixamos de lado a epidemiologia em prol do "conforto". O assunto é sério e merece que sejam usados os equipamentos adequados para a proteção do médico e demais profissionais que trabalham na saúde, principalmente em ambientes que receberão pacientes com sintomas gripais, como UBS, Farmácias, UPAs e Hospitais terciários.

Para viagens: A Organização Mundial de Saúde, até o momento, passou restrições e recomendações para aeroportos, principalmente em caráter de informação e triagem. O uso de EPI em viagem, por enquanto é facultativo (assim como já o é em grandes centros e grandes aglomerações)

As linhas gerais são:

1) Higienização constante das mãos!!! LAVAR AS MÃOS E PASSAR ÁLCOOL GEL 70%O TEMPO TODO)

2) Proteção de vias aéreas. Máscaras tem três motivos. Proteger a sua boca e nariz como barreira de entrada para patógenos e proteger o seu paciente e outros profissionais de saúde das gotículas que você mesmo emite. O terceiro é lembrar o usuário para não levar a mão ou outros materiais à boca, algo que fazemos inconscientemente. A melhor máscara para você usar no seu dia a dia é a n95, a mesma usada como recomendação para precaução de contato com doentes em agravos respiratórios de alta virulência 

3) Proteção ocular. Vale lembrar que gripe também se transmite por mucosa. Ter um óculos para se policiar a não coçar os olhos é uma medida de prevenção importante.

4) Luvas descartáveis - constante troca e de luvas descartáveis, principalmente no contato com pacientes.

Abaixo separamos alguns EPIs que você já deve conhecer. Ao clicar, você será direcionado até o produto no site da Amazon.

PARA FICAR SEMPRE INFORMADO SOBRE SAÚDE GLOBAL, SIGA A GLOBAL HEALTH LEAGUE AQUI NA ACADEMIA MÉDICA 

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler matéria completa
Indicados para você