Destrinchando um Journal Club
[ editar artigo]

Destrinchando um Journal Club

Inspired on MedTech Journal Club.
(bit.ly/medtecjournalclub)

Aparentemente, um clube de jornal, ou clube de revista, pode parecer bem complicado e distante da nossa realidade... Venho trazer a visão do modelo internacional Johns Hopkins e comentários com a experiência de alunos que aplicam em suas faculdades.

História

Os clubes de jornal são uma tradição de longa data no treinamento de residência que remontam a William Osler, em 1875. Nos dias de Osler, o objetivo original do clube de revistas era compartilhar textos caros e rever a literatura como um grupo.

"Ao longo do tempo, os objetivos dos clubes de revistas evoluíram para incluir discussão e revisão da literatura atual e desenvolvimento de habilidades para avaliar a literatura médica."

Objetivos

O objetivo final de um clube de revista é melhorar o atendimento ao paciente incorporando evidências na prática.

Importância

Oferecem a oportunidade para estudantes e médicos revisarem a literatura e permanecerem atualizados. Além disso, Lee et al. mostrou que os clubes de revistas melhoram a avaliação crítica dos residentes na literatura. (Artigo disponível aqui)

Ok, mas como começar?

Primeiro passo: decidir sobre o objetivo inicial – no nosso caso, com o MedTech, é a tecnologia aliada à saúde. Isso já nos traz as bases para habilidades de pensamento crítico usando literatura que seja interessante para o propósito que se tem.

Obter uma série introdutória de palestras dos mentores ou desenvolver um guia sobre como se estruturará o estudo vem a ser uma maneira valiosa de começar a experiência do clube do jornal.

O nosso propósito não é se tornar um programador ou um tecnólogo, mas estabelecer as bases para a compreensão dos projetos básicos de estudo e o 'onde se encaixa' cada tecnologia na medicina.

Programação

  1. Dia e horário

É essencial que o horário seja consenso de todos, como a escolha de segundas-feiras, em que a maioria do público estará disponível para participar, proporcionando uma frequência sustentável.

  1. Duração

Como escolhemos o perído da noite, é bom ter em mente o horário que as pessoas ainda conseguem reter a informação depois de um dia cansativo. Consolidando em 1h30min, a produtividade pode aumentar. Mas tudo é teste!

Design

O design ou formato do seu clube de revistas também é um fator chave para o comparecimento. Nem todos terão tempo durante cada rotação para ler o artigo atribuído, no entanto você deve incentivar o público a participar.

  • Rotatividade

Uma maneira de envolver todos, e que podemos destacar desde já, é a rotatividade entre os apresentadores, com o objetivo de atribuir a cada um a oportunidade de apresentar pelo menos um clube de revistas durante o ano.

  • Engajamento

Para aumentar o engajamento, a escolha livre do paper e do tema leva o apresentador a buscar o que acha interessante sobre um tópico que será abordado.

  • Timing

Comece cada clube de revista com uma apresentação de 10 a 20 minutos para descrever o artigo (conforme detalhado abaixo). Assim será possível ajudar aqueles que não tiveram tempo para ler o artigo a participarem.

Apresentação

Para preparar uma apresentação de clube de jornal bem-sucedida, é importante estruturar a apresentação para refletir o artigo da seguinte maneira:

  • Background

Comece por descrever sucintamente os antecedentes do estudo, a literatura anterior e a questão que o documento pretende abordar.

  • Métodos

Revise os métodos do paper, enfatizando design do estudo, análise e outros pontos-chave que abordam as evidências dos resultados, ou algum possível viés (ex: seleção de participantes, tratamento de fatores de confusão potenciais e outras questões específicas para cada projeto de estudo).

  • Resultados

Discuta os resultados, com foco nas tabelas e figuras do papel.

Os resultados do estudo também devem ser discutidos no contexto da literatura anterior e prática clínica atual. Dirigir-se às questões que ainda não foram atendidas e às próximas etapas possíveis também pode ser útil. 

No caso do MedTech Journal, são os problemas que ainda temos sem a tecnologia e com alguma visão da disrupção do que ela poderá causar.
 

  • Discussão

Reafirmar a questão da pesquisa, resumir as principais conclusões e focar em fatores que podem afetar a veracidade dos achados.

Participação dos mentores

Eles podem abordar suas perguntas sobre o artigo e orientar o desenvolvimento da apresentação, garantindo que os pontos-chave sejam explicados, além de trazer algum conhecimento com suas experiências ao responderem as perguntas.  Também podem enfatizar os elementos-chave do paper e facilitar a discussão aberta após a apresentação.

 

Quer saber mais sobre o MedTech Journal Club, confira o replay do primeiro webinar, clicando aqui.

Academia Médica
fabiano filho
fabiano filho Seguir

ainda estudante. - ao passo que escolhi meu propósito, salvar vidas deixou de ser apenas a medicina. "fabiano, você é muito tecnológico" - quanto mais tecnológico, menos robótico e mais humano. essa é a revolução 4.0... e ela é interna!

Continue lendo
Indicados para você