[ editar artigo]

6 livros que todo acadêmico de Medicina deveria ler, por Celmo Celeno Porto

6 livros que todo acadêmico de Medicina deveria ler, por Celmo Celeno Porto

O professor e médico, Celmo Celeno Porto,  dono de um currículo ímpar, e autor de diversos livros- Importantíssimos para a formação médica- como: Exame Clínico (8ª edição), Semiologia Médica (7ª edição), Vade Mecum de Clínica Médica (2ª edição), Clínica Médica na Prática Diária (1ª edição), Interação Medicamentosa (1ª edição), Doenças do Coração (2ª edição), Cartas aos Estudantes de Medicina (2ª edição), Dr. Calil Porto, O Menino e a Borboleta (1ª edição), todos publicados pela Editora Guanabara-Koogan, do Rio de Janeiro, disponíveis em formato físico e e-book.

Porém, durante nossa formação, é preciso ter alguns diferenciais.

“O médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe” (Abel Salazar), essa frase define bem como o acadêmico de medicina deve abrir e explorar os horizontes.

Temos que ter em mente que, não é só a doença que devemos tratar, diagnosticar ou prevenir. O ser humano possui diversos aspectos que, juntos, compõem quem e o que ele é. E essa a beleza da humanidade. O entender o todo e a parte, pois o todo sem a parte, não é o todo.

“Estes livros nos ajudam a compreender que a medicina não pode ficar aprisionada nos limites (estreitos) das ciências biológicas e das técnicas estatísticas”.

Como citou o professor, alguns livros, são necessários para expandirmos nossos limites. É necessário ir bem mais além do que a Faculdade nos ensinou.

Façam uma boa leitura!!

“Para ser médico, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui

(Nem o consciente, nem inconsciente

Nem o racional, nem o emocional)

Sê todo em cada caso

Põe quanto és

No mínimo que fazes

(Seja o exame clínico ou um transplante cardíaco)

Assim em cada paciente a medicina toda

Brilha, porque alta vive” – Prof. Dr. Celmo Celeno Porto

 

Confira abaixo as obras indicadas:

 

Livraria Médica

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você