[ editar artigo]

Fora de Série: Outliers. Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?

Fora de Série: Outliers. Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?

Bill Gates, The Beatles, Mozart... Eles se tornaram pessoas extraordinárias por talento, sorte, muito trabalho? Ou nenhuma dessas possibilidades? O livro Fora de Série: Outliers, de Malcom Gladwell, nos traz uma visão sobre como as pessoas que se destacam e revolucionam o mundo dos negócios, das artes, das ciências e dos esportes, muitas vezes contaram com diversos fatores muito mais complexos que os citados acima.

Gladwell apresenta em seu livro uma pesquisa que demonstra que existem variáveis que levam uma pessoa a se destacar entre tantos outros, que "gênios" não se fazem sozinhos. Além das características de cada pessoa em si, existem oportunidades e questões como o local e época em que viveram, as amizades, os familiares que podem influenciar diretamente no sucesso ou fracasso de alguém. Quer saber como isso é possível?

A grande maioria dos destaques nas equipes juvenis de hóquei no Canadá nascem no começo do ano (janeiro, fevereiro e março). Seria isso uma coincidência entre os melhores atletas? Não. Isso ocorre devido a data em que são realizadas as seleções e a diferença de desenvoltura corporal acentuada entre os 9 e 11 anos para quem nasce no começo ou no final do ano. Curioso, né?

Bill Gates, Mozart e Os Beatles também se destacaram não só pelo talento, mas pelas mais de 10 mil horas de prática que realizaram ao longo de suas vidas, o que os levou a um padrão de qualidade superior aos demais. Mas só isso talvez não fosse suficiente. Bill Gates, por exemplo, contou com uma ajuda especial: o momento temporal em que nasceu. Tanto Bill Gates quanto Steve Jobs nasceram na década de 1950 e estavam na idade produtiva no momento em que a indústria da informática estava despontando e gerando oportunidades.

Essas são apenas algumas das variáveis apresentadas por Gladwell no Fora de Série: Outliers. Deixo aqui meu convite para ler o livro e se surpreender com as constatações levantadas pelo autor. O livro está disponível na Amazon, clicando aqui.

Livraria Médica

Academia Médica
Juliana Karpinski
Juliana Karpinski Seguir

Diretora Operacional da Academia Médica. Jornalista e designer, especialista em Gestão Estratégica, membro da Society for Health Communication e acadêmica de Medicina. Acredita no poder da Comunicação para revolucionar a Saúde

Ler conteúdo completo
Indicados para você