[ editar artigo]

TP #53: Um piso para Florence dividir em dois

TP #53: Um piso para Florence dividir em dois

No Dia Internacional da Enfermagem, o Troca de Plantão traz a enfermeira Cristiane Leite para falar sobre as suas vivências e perspectivas para o futuro da profissão.

O Troca de Plantão acontece de Segunda a Sexta às 06h30 da manhã no Clubhouse e é transformado em Podcast para você que não pode participar conosco ao vivo. Dê o play aqui e curta conosco.

Comandado por Fernando Carbonieri, médico e fundador da Academia Médica, o Troca de Plantão nº53 contou com os colegas  Filipe Prohaska,  Ana Carolina Carvalho, Jamil Cade, Alexander Buarque, Newton Nunes, Ana Panigassi, Marilea Assis, Debora Fukino, Ursula Guirro, Jair Kuhn, entre outros que também compartilharam conhecimento com a comunidade. Com audiência crescente, o Troca de Plantão da Academia Médica traz as principais publicações científicas do cenário mundial, discutidas por profissionais de ponta.

George | Wiki | Grey's Anatomy ♡ Amino

Nossos heróis aqui do #TP trouxeram as suas fofocas e a gente traz a sedimentação teórica para elas. Confira abaixo as referências que embasaram a discussão de hoje!

No Dia da Enfermagem, profissionais se reúnem no Farol da Barra e reivindicam aprovação de piso salarial

Leia mais aqui. 

Ato realizado nesta quarta-feira (12), em Salvador, também é em solidariedade às pessoas que morreram em decorrência da Covid-19.

Morre sexta pessoa da mesma família por Covid-19 em SC; mãe perdeu 5 filhos e marido

Leia mais aqui. 

José Joarez de Almeida, de 48 anos, estava internado há duas semanas no hospital em Ituporanga, no Vale do Itajaí. Além dele, quatro irmãos e pai não resistiram ao vírus.

Vacina reduz drasticamente a infecção por HPV entre mulheres jovens

Leia, na íntegra, aqui. 

Reduções significativas nas taxas de infecção entre meninas não vacinadas e mulheres jovens que eram sexualmente ativas indicam um efeito de rebanho da vacinação generalizada contra o HPV entre a era pré-vacinal e 2015 a 2018. As infecções com cepas evitáveis ​​por vacina quadrivalente caíram 87% entre as mulheres de 14 a 19 anos anos e em 65% entre as mulheres de 20 a 24 anos.

Asilo de Lavras tem surto de Covid-19; maioria dos idosos não apresenta sintomas, diz instituição

Leia mais aqui. 

Um asilo de Lavras confirmou a contaminação de 33 idosos por Covid-19 na terça-feira (11). Além dos institucionalizados, um funcionário da Casa do Vovô também testou positivo para o vírus. A prefeitura diz que monitora a situação no asilo, que tem 46 internos, e classifica o caso como um surto da doença. De acordo com o asilo, todos os idosos já haviam sido vacinados e, por isso, não apresentam sintomas grave da doença.

Governo decide só vacinar grávidas com comorbidades, veta AstraZeneca e libera uso da CoronaVac e Pfizer

Leia mais aqui. 

Agência diz que caso de trombose é um evento raro e mantém a recomendação para o uso da vacina conforme o previsto em bula. Imunizante não foi testado em grávidas na fase de pesquisa. Apesar da recomendação, a Anvisa ressaltou que:

  • "Caso de trombose com plaquetopenia é um evento adverso muito raro, potencialmente relacionado a vacinas que usam adenovírus como plataforma tais como as vacinas de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz e da Janssen, aprovadas para uso no Brasil"
  • "A bula da vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz é Categoria C, isto é, os dados apresentados até o momento são insuficientes para fundamentar um risco associado com a vacina. Sendo assim, como medida de precaução, a vacinação de gestante não é recomendada"
  • "A Anvisa recomendou fortemente ao Ministério da Saúde a suspensão da vacinação de grávidas com a vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, como medida de precaução e com base na insuficiência de dados relacionados à segurança de uso por gestantes disponíveis até o momento;"
  • "A Anvisa mantém a recomendação de continuidade da vacinação com o referido imunizante dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios superam os riscos."

Em nota, a AstraZeneca afirmou que "mulheres que estavam grávidas ou amamentando foram excluídas dos estudos clínicos" da vacina. Veja íntegra:

"Referente a suspensão do uso da vacina AstraZeneca/Fiocruz por parte da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a AstraZeneca esclarece que as mulheres que estavam grávidas ou amamentando foram excluídas dos estudos clínicos. Esta é uma precaução usual em ensaios clínicos. Os estudos em animais não indicam efeitos prejudiciais diretos ou indiretos no que diz respeito à gravidez ou ao desenvolvimento fetal."

Ministério da Saúde fecha compra de mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer

Leia mais aqui. 

Previsão de entrega das doses é a partir de setembro.

"Essas vacinas serão entregues ainda neste ano. Mais de 30 milhões no mês de setembro e as demais, até dezembro. Então, temos vacinas, de reconhecida eficácia, comprovadas pelas agências sanitárias mais rigorosas do mundo e vamos vacinar todos os brasileiros", acrescentou. 

Governo cria Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19

Leia mais aqui. 

A nova secretaria ficará vinculada ao Ministério da Saúde e vai exercer a função de representante da pasta na coordenação das medidas a serem executadas durante a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da pandemia de covid-19.

De acordo com nota encaminhada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, caberá ao órgão “propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à Covid-19, em articulação com os gestores estaduais, municipais e o DF, bem como de definir e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19.

Para tanto, segundo a Secretaria-Geral, o decreto que criou a secretaria promove remanejamentos e transformações de cargos e funções internas do ministério

Efeitos da legislação de proporção enfermeiro / paciente na equipe de enfermagem e mortalidade do paciente, readmissões e tempo de internação

Leia mais aqui. 

Evidências substanciais indicam que os resultados dos pacientes são mais favoráveis ​​em hospitais com melhor equipe de enfermagem. Uma política projetada para alcançar uma melhor equipe são os mandatos de proporção mínima de enfermeiros para pacientes, mas essas políticas raramente foram implementadas ou avaliadas. 

Declínios na prevalência de infecção do tipo vacina contra papilomavírus humano entre mulheres após a introdução da vacina - Estados Unidos, 2003–2018

Leia mais aqui. 

Até 2016, a prevalência do tipo de vacina contra o papilomavírus humano (HPV) diminuiu entre as mulheres jovens após a introdução da vacinação contra o HPV em 2006. Os dados representativos a nível nacional até 2018 indicam que a prevalência do tipo de vacina contra o HPV continua a diminuir entre as mulheres com idades entre 14–19 (88%) e 20–24 (81%) anos em comparação com antes da vacinação. As descobertas também mostram evidências de proteção indireta de mulheres não vacinadas por meio de efeitos de manada nessas faixas etárias.

Novo estudo sugere que mulheres grávidas hospitalizadas por Covid-19 não enfrentam risco aumentado de morte

Leia, na íntegra, aqui. 

Mulheres grávidas que são hospitalizadas com Covid-19 e pneumonia viral têm menos probabilidade do que mulheres não grávidas de morrer dessas infecções, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em Houston (UTHealth) e da Universidade de Escola de Medicina de Maryland (UMSOM).

Os pesquisadores descobriram que as pacientes grávidas eram mais propensas a ser mais jovens e ter menos problemas de saúde, incluindo diabetes, obesidade, hipertensão e doenças pulmonares crônicas, em comparação com as pacientes não grávidas. Dado o pequeno número de mortes observadas no estudo, os pesquisadores não foram capazes de determinar se essas condições afetaram significativamente a diferença no risco de mortalidade entre pacientes grávidas e não grávidas.

Covid-19 Global Gender Response Tracker

Leia, na íntegra, aqui.

O COVID-19 Global Gender Response Tracker monitora as respostas tomadas por governos em todo o mundo para enfrentar a pandemia e destaca aquelas que integraram uma lente de gênero. Ele captura dois tipos de respostas governamentais: a participação das mulheres nas forças-tarefa do COVID-19 e as medidas de política nacional tomadas pelos governos. 

Analisa quais das medidas políticas abordam a segurança econômica e social das mulheres, incluindo o trabalho não remunerado, o mercado de trabalho e a violência contra as mulheres. O Tracker pode fornecer orientação para formuladores de políticas e evidências para defensores para garantir uma resposta de política COVID-19 com perspectiva de gênero.

"Cada pessoa é uma história que desvendamos tanto no relato das famílias quanto em seus corpos"

Leia, na íntegra, aqui. 

O médico patologista Paulo Saldiva se preparava para um período sabático, mas diante da pandemia decidiu ir para a linha de frente das autopsias de Covid-19 na Faculdade de Medicina da USP.

Hipertensão atinge um terço dos adultos no Brasil e pode agravar quadro de Covid-19

Leia mais aqui. 

No Brasil, estima-se que de 33% a 35% da população adulta seja hipertensa. Considerando apenas pessoas acima dos 60 anos, esse porcentual pode chegar a 65%. Porém, cerca de 30% a 50% dos brasileiros desconhecem o diagnóstico da doença, que pode agravar o quadro de pacientes com Covid-19, principalmente se estiver associada a comorbidades, como diabete e obesidade, e se o paciente for maior de 60 anos.

Covid-19 pode ser considerada acidente de trabalho?

Leia mais aqui. 

Depende. Mas cabe à empresa provar que tomou todos os cuidados na prevenção da doença e na proteção da saúde de seus trabalhadores. 

Em síntese:

  • Não há presunção absoluta de que todo empregado com Covid tenha sofrido acidente do trabalho.
  • Se o empregado trabalha em área de risco, presume-se a infecção no local de serviço, mas o empregado tem de demonstrar o nexo de causalidade entre a doença e as condições de trabalho. 
  • A empresa é obrigada a emitir CAT nos casos de Covid-19 em até um dia subsequente ao evento, cabendo ao setor de perícias médicas do INSS estabelecer o nexo causal entre a doença e o ambiente de trabalho do empregado. 

SAS pega carona em rally para oferecer cuidados médicos

Leia mais aqui. 

Parceria com Philips aprimora os atendimentos de ONG.

Sugestão de evento online: 

Seminário da Web da Biotest "Imunoglobulinas enriquecidas com IgM em tempos de COVID"

 

O que você achou desse episódio? Ajude-nos a fazer melhor. Pule para dentro da conversa e compartilhe conhecimento conosco!

Meilleurs GIFs Greys Cast | Gfycat

Se você esteve conosco ao vivo, por favor, deixe os seus comentários abaixo!

Troca de Plantão

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você