{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
#CinePsiquiatria, seu clube de cinema e psiquiatria, quinzenal.
[editar artigo]

#CinePsiquiatria, seu clube de cinema e psiquiatria, quinzenal.

       

       Após sugestão dos colegas do Academia Médica, em especial, a equipe do site: o fundador amigo Fernando Carbonieri e a jornalista Juliana Karpinski, foi sugerido como tema de textos a análise de obras do cinema pela psiquiatria. Após pensar muito nesse tema interessante e desafiador, surge assim o projeto de uma coluna periódica chamada de: #CinePsiquiatria, com recomendação e análise de filmes aos amantes de cinema e psiquiatria. 

       Creio que os cinéfilos de plantão e/ou os amantes de psiquiatria (geralmente os dois adjetivos coincidem) já vão ter assistido algumas dezenas de vezes os títulos clássicos dos posts iniciais, e poderão ajudar na discussão, objetivo do projeto. Todavia, para aqueles que ainda não os conhecem vale a pena conferir essas obras primas do cinema mundial e, contribuir nas discussões.

         O projeto vai iniciar nos próximos dias, e o filme escolhido para o texto inicial ainda está em análise, e gostariamos de abrir aqui uma votação:

       1) Clube da Luta / Direção: David Fincher / EUA, 1999

      2) Nise: O Coração da Loucura /  Direção: Roberto Berliner / Brasil, 2016

           VOTE NO STORIES DA @ACADEMIAMEDICA NO INSTAGRAM OU NOS COMENTÁRIOS A SEGUIR.


          Gostaria que os leitores dessa postagem deixassem nos comentários o interesse e o que acham de um projeto assim aqui no Academia Médica, a intenção é que, após escolha do filme, que pode ser por votação, todos tenham um tempo para assistir em sua casa e depois farei (tentarei aproximar o máximo possível disso) uma análise do filme segundo a psiquiatria. (psicopatologia, hipótese diagnóstica e diagnóstico principal).

       BEM VINDO À COLUNA: CINEPSIQUIATRIA!

       BOM FILME E ESPERAMOS SEUS COMENTÁRIOS E VOTAÇÃO!

            Dr. Eduardo Alcantara (R3 em Psiquiatria)

 

 

Eduardo Alcantara

Eduardo Alcantara

Médico Residente (R3) em Psiquiatria. Formação em Dependência Química pela USP-SP. Estudioso do comportamento humano e suas implicâncias na sociedade e no próprio indivíduo há anos. Idealizador do I Congresso Paranaense Acadêmico de Psiquiatria.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar