[ editar artigo]

SUS incorpora alfarceliponase para tratamento de lipofuscinose ceroide neuronal tipo 2

SUS incorpora alfarceliponase para tratamento de lipofuscinose ceroide neuronal tipo 2

Na segunda-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou a incorporação do medicamento  alfarceliponase para o tratamento de pacientes com lipofuscinose ceroide neuronal tipo 2 (CLN2), uma  doença rara que compromete o sistema nervoso central. Segundo a pasta, o remédio é o único tratamento existente para pessoas que vivem com o diagnóstico.

O processo de incorporação do medicamento foi realizado de forma criteriosa. Primeiro, a pasta realizou  uma audiência pública na qual estavam presentes: pais com filhos que usam o remédio, profissionais da saúde, representantes de pacientes, parlamentares e um representante de indústria farmacêutica. 

Além disso,  a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) avaliou evidencias científicas que demonstraram  a eficácia do remédio.

Leia também: Hepatite B: SUS incorpora tenofovir alafenamida (TAF) para tratamento da doença

Alfarceliponase: benefícios

O alfarceliponase é um medicamento de alto desempenho que, na prática, tem potencial para modificar a história natural da doença, retardando sua evolução e suas consequências como graves perdas das funções cognitivas.

A CLN2 é uma doença, rara, causada por mutações genéticas que comprometem o sistema nervoso do paciente. É uma enfermidade progressiva, caracterizada pela perda dos movimentos corporais, deterioração da visão, deficiência intelectual, convulsões, declínios e regressão da linguagem.

Ou seja: a incorporação do tratamento com eficácia comprovada cientificamente significa esperança e qualidade de vida para as pessoas que enfrentam essa difícil condição.


Referências

  1. CONITEC. Ministério da Saúde incorpora tratamento para doença rara. Disponível em: http://conitec.gov.br/ministerio-da-saude-incorpora-tratamento-para-doenca-rara. Acesso em 26 de abril de 2022.
  2. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde incorpora tratamento para doença rara que afeta sistema nervoso. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/ministerio-da-saude-incorpora-tratamento-para-doenca-rara-que-afeta-sistema-nervoso. Acesso em 26 de abril de 2022.

 

Saúde News

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você