[ editar artigo]

Hepatite B: SUS incorpora tenofovir alafenamida (TAF) para tratamento da doença

Hepatite B: SUS incorpora tenofovir alafenamida (TAF) para tratamento da doença

 

Nesta terça-feira (22), o Ministério da Saúde (MS) confirmou a incorporação do tenofovir alafenamida (TAF) para o tratamento de adultos com hepatite B. Em nota, a pasta anunciou que pretende distribuir mais de 1 milhão de comprimidos do novo remédio até o fim do mês de abril, conforme demandas das secretarias estaduais e distritais de saúde. 

Leia também: Pandemia da COVID-19 ameaça a eliminação das hepatites na América Latina e Caribe

Com a novidade, os brasileiros terão uma terceira opção de tratamento que apresenta bons resultados quando o uso de fumarato de tenofovir desoproxila (TDF) e entecavir for contraindicado.  O TAF é recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) do SUS.

Saiba mais: HIV, Hepatites B e C e Sífilis devem ser pesquisados em todos os pacientes, segundo o CFM

Segundo  a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a incidência de casos e óbitos em decorrência da infecção por hepatite B é bastante significativa nas Américas. Anualmente, estima-se que 10 mil pessoas são infectadas e 23 mil morrem devido à doença. Além disso, apenas 3% entre a 18% do grupo de pessoas que recebem o diagnóstico, consegue ter acesso a um tratamento adequado.

Referências

  1. AGÊNCIA BRASIL. SUS oferece novo medicamento para pacientes com hepatite B. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/sus-oferece-novo-medicamento-para-pacientes-com-hepatite-b. Acesso em 22/03/2022.

  2. OPAS. Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais 2021. Disponível em:https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-luta-contra-hepatites-virais-2021. Acesso em 22/03/2022. 

  3. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde. Relatório de recomendação — Tenofovir alafenamida para tratamento de adultos com infecção pelo vírus da hepatite B, sem cirrose ou com cirrose compensada. Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2021/20210602_Relatorio_616_TAF_hepatiteB_P_23.pdf. Acesso em 22/03/2022.

 

Saúde News

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você