Nesta semana, o Ministério da Saúde e a Unesco divulgaram um edital para selecionar e fomentar projetos que visam fortalecer ações de vigilância, prevenção e controle de doenças crônicas e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). As propostas devem ser submetidas por Organizações da Sociedade Civil (OSC) até o dia 9 de maio no site da Unesco.
Além das OSCs, o Ministério da Saúde entende que a iniciativa é direcionada a movimentos da sociedade civil, coletivos, colegiados e iniciativas que trabalham com promoção à saúde e prevenção dos problemas causados pelas doenças crônicas e ISTs como hepatites virais, hanseníase, HIV/AIDS, e tuberculose, por exemplo.
Leia também: 5 cursos de férias para graduandos da área da saúde
Formato dos projetos
As organizações interessadas em participar do edital devem ficar atentas às linhas temáticas das propostas. Em resumo, é possível elaborar ações nos seguintes formatos:
• Iniciativas de de capacitação sobre uso e gerenciamento de informações, metodologias educativas e de comunicação;
• Ações de advocacy;
• Ações de engajamento comunitário;
• Elaboração, execução e monitoramento de projetos de prevenção às IST, HIV/aids, hepatites virais, à tuberculose e/ou à hanseníase, com ênfase nos principais desafios da prevenção a esses agravos.
Gostou da ideia? Compartilhe esse conteúdo com quem trabalha com a temática!
Referência
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde e Unesco abrem inscrições para projetos sobre doenças crônicas e IST. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/ministerio-da-saude-e-unesco-abrem-inscricoes-para-projetos-sobre-doencas-cronicas-e-ist. Acesso em 22 de abril de 2022.