Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como a realidade virtual pode melhorar os exames de ressonância magnética

Como a realidade virtual pode melhorar os exames de ressonância magnética
Academia Médica
set. 14 - 3 min de leitura
000

A ressonância magnética (RM) é um excelente exame que produz imagens de elevada qualidade dos tecidos, é utilizado para diagnóstico bem como seguimento. No entanto, a realização do exame é um fator que muitas vezes impossibilita a obtenção de imagens de ótima qualidade, pois tem que ser realizado por aproximadamente 30 minutos e com o paciente parado.

Pensando nessas limitações um grupo de pesquisadores do King’s College de Londres desenvolveram um sistema de realidade virtual que se destina a distrair e acalmar os pacientes que consideram os exames de RM um desafio, incluindo crianças e outros indivíduos vulneráveis. O paciente usa um dispositivo de Realidade Virtual (RV) especializado durante o exame e pode interagir com o sistema simplesmente movendo os olhos, permitindo que joguem ou selecionem várias opções, incluindo assistir a vídeos ou interagir com um cuidador ou acompanhante por meio de um link de vídeo. Você pode ver como é o ambiente dentro desse sistema RV no vídeo abaixo.

Os pesquisadores escolheram um ambiente de RV pois perceberam que quando alguém está usando e, em seguida, está imerso em um ambiente de RV, eles ficam totalmente inconscientes do que está ao seu redor. Dessa forma os pesquisadores pensaram que se fosse possível desenvolver um sistema compatível com o ambiente de ressonância magnética, poderia ser uma forma alternativa e muito poderosa de escanear com sucesso essas populações desafiadoras.

Os pesquisadores projetaram esse dispositivo de RV que é compatível com a ressonância magnética e bloqueia completamente a entrada de qualquer luz periférica, ajudando o usuário a esquecer o que está ao seu redor. O sistema também disfarça inteligentemente os ruídos e vibrações provenientes do aparelho, fazendo-os passar por incidentes no mundo virtual, como ruídos e vibrações de obras. Incrível não é mesmo?

Desenvolver soluções inteligentes que melhorem a qualidade diagnóstica nessas populações vulneráveis ao exame é um avanço enorme na qualidade diagnóstica da medicina. Os próximos passos devem envolver o barateamento dos custos relacionados à essa tecnologia para disseminação do exame.

 

Conteúdo relacionado

 


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

1. Conn Hastings. Virtual Reality System to Entertain During MRI Scans | Medgadget [Internet]. Medgadget.com. 2021 [cited 2021 Sep 7]. Available from: https://www.medgadget.com/2021/08/virtual-reality-system-to-entertain-during-mri-scans.html ‌

Conteúdo elaborado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você