[ editar artigo]

37 Recomendações para nutrição clínica em cirurgia

37 Recomendações para nutrição clínica em cirurgia

Uma cirurgia é um procedimento que pode causar pouco ou muito estresse ao metabolismo do(a) paciente, mas independentemente do estresse, é fato que a pessoa necessitará se recuperar da melhor maneira, a fim de garantir a eficaz recuperação.

Visto a importância da nutrição na cirurgia, trazemos aqui neste artigo a última diretriz liberada pela Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo (ESPEN). 

As diretrizes, além de fornecer uma informação prática para guiar a tomada de decisão, encontram-se no topo da pirâmide de heines, uma vez que fornece informação de qualidade de maneira rápida e prática.

 

De que maneira a nutrição pós-cirúrgica deve ser abordada?

O cuidado metabólico e nutricional possui um papel importantíssimo em prol da recuperação rápida do paciente pós-cirúrgico. 

Trata-se de um dos componentes dos programas de recuperação rápida pós-cirurgia, combinada com o exercício físico e o componente de redução de estresse psicológico. 

Qual o risco de uma má nutrição?

É importante lembrar que pacientes obesos também podem estar desnutridos ou com sarcopenia, uma vez que o desequilíbrio ponderal pode estar com predomínio de tecido adiposo em detrimento de músculo e outros componentes.

A sarcopenia esteve associada, segundo uma meta-análise referenciada no guideline, com um aumento do risco pós-operatório e no número total de complicações em pacientes após tratamento cirúrgico para câncer gastrointestinal.

Do que se trata a diretriz?

É um guia prático com 37 recomendações que foram adaptadas e retiradas da diretriz original da ESPEN, nada do conteúdo foi alterado, apenas foram retirados os comentários em relação a evidência da literatura. 

Como a diretriz foi montada? 

Participaram da produção pacientes, profissionais de múltiplas áreas ( médicos, nutricionistas, enfermeiros, entre outros profissionais que integram um atendimento completo). Após a análise dos estudos, também foi avaliado o nível de consenso que os trabalhos geravam para os participantes da produção, em relação a incluí-lo ou não.

 

Para acessar o guideline na íntegra, clique aqui.

 

Mais artigos:

A importância do jejum pré-operatório 

Inteligência artificial em cirurgia - o passado, presente e futuro

 


 

Escrito por Yan Kubiak Canquerino - Colaborador da Academia Médica


 

Referência

ESPEN practical guideline: Clinical nutrition in surgery . Acesso em 11/08/2021.

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você