Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 melhores podcasts sobre Medicina

5 melhores podcasts sobre Medicina
Diego Arthur Castro Cabral
jun. 23 - 3 min de leitura
000

Uma das melhores invenções da internet, em minha opinião, foi a criação dos programas de mídia (geralmente áudio) denominados podcasts. Neles podemos acessar inúmeros tipos de assuntos sobre diversas temáticas enquanto estamos realizando as nossas tarefas do cotidiano.

Me interesso particularmente sobre podcasts que tragam aspectos sobre a medicina, principalmente sobre pesquisa e/ou atualização, mas também sobre temas gerais. No intuito de contribuir com os leitores da Academia Médica, trouxe uma pequena lista dos meus programas preferidos. Confira:

 

1. Literatura viral

Para quem gosta da história da Medicina e também curte literatura esse é o podcast ideal. Nos episódios o Áureo Lustosa Guérios dá um show de conhecimento e bom humor em diversos aspectos históricos-culturais da medicina. Se você gosta de um conteúdo de qualidade e bem humorado, esse é o seu podcast!

Os episódios estão disponíveis no Spotify, iTunes, Deezer, ou no seu browser mesmo, não deixe de embarcar nessa aventura contagiante!

 

2. Podcast do New England Journal of Medicine

Esse é o podcast do famoso periódico NEJM. Ele tem uma proposta muito boa onde eles trazem o resumo da semana dos textos publicados no jornal. Para quem quer se atualizar com os novos conteúdos, mas não tem tempo de ler os artigos é só ouvir o resumo deles nos episódios semanais.

 

3. MDS podcast

No podcast da The International Parkinson and Movement Disorder Society nós temos uma pegada diferente daquela do NEJM. Aqui nós teremos acesso à entrevistas com nomes renomados no estudo das ciências do movimento (principalmente a doença de Parkinson). A entrevista é baseada em algum artigo ou terapêutica e traz muitas informações valiosas desse campo da medicina.

 

4. Jornal da USP no Ar – Medicina

É um podcast da nossa renomada USP.  Ele é no mesmo formato de entrevistas com professores da universidade e tratam de temas relacionados à Saúde. Ótimo conteúdo em português!

 

5. Ciência USP.

Nosso último, mas não menos importante é o Ciência USP. Ele traz discussões sobre diversos tópicos relacionados à vários aspectos de todos os campos da ciência. Apresenta ótimos episódios e muita atualização bacana. Os programas são ótimos e valem muito o tempo investido nos episódios.

 

Tentei colocar o link original dos podcasts em todos eles, mas se você preferir, creio que todos eles estão disponíveis em todas as maiores plataformas de streaming de músicas.

 

Tem outras indicações que você acha que deveriam constar aqui? Me conta mais nos comentários.

 

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 186 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você