Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

6 motivos para os pacientes perderem as consultas

6 motivos para os pacientes perderem as consultas
Fernando Carbonieri
fev. 10 - 2 min de leitura
000

Aqui estão listados 6 motivos que levam o paciente a perder a consulta marcada com o médico. Vale ressaltar que 5 delas são inerentes aos hábitos do consultório ou do médico, e, apenas uma é inerente ao paciente.

1) Pacientes que não tem uma relação médico-paciente bem estabelecida. Pacientes novos (aqueles que tendem a ir em muitos colegas que exercem a mesma área que você), e aqueles que sentem que não conhecem o médico muito bem, são os que tendem a faltar mais aos compromissos com o médico. Tirar um momento da consulta para desenvolver uma conexão com seu cliente pode ajudar a diminuir a ausência.

2) Os pacientes não apreciam a necessidade de alguns procedimentos que eles farão durante a consulta. Explicar ao paciente o porquê de alguns testes e das consultas de seguimento é importante, além de melhorar a cooperação do paciente.

3) Pacientes que tem que esperar por um longo tempo para uma consulta podem esquecer dela ou  podem decidir que não precisam mais dos seus serviços

4) Esperar por muito tempo na sala de espera é muito chato. Melhorar o fluxo de trabalho diminui o tempo de espera e melhora a satisfação e ajuda a destacar que você está analisando o paciente de forma holística.

5) Quando os pacientes não se sentem a vontade com os demais funcionários. Auxiliar de consultório ou secretária mal humoradas não lhe auxiliam em nada

6) Os pacientes também tem problemas de agenda ou imprevistos. Isso também é causa para perder um compromisso como esse.

Os médicos podem fazer muito para resolver esse tipo de problema. Primeiro, eles precisam mudar a atitude perante aos que não aparecem para consulta. Alguns ficam aliviados quando um paciente falta, pois pensam que assim terão tempo para entrar no horário novamente.

A estratégia é quebrar paradigmas e não ficar aliviados quando um paciente falta, mas sim preocupados e chateados com aquele que consumiu do seu tempo, da sua preocupação e de seu dinheiro.

Identificar e adotar estratégias para diminuir o número de faltantes também é de nosso interesse.

Que outras atitudes, de médicos e de pacientes, você acha que levam os pacientes a perderem a consulta?

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 120 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você