[ editar artigo]

7 dicas para espantar a preguiça do estudante de medicina

7 dicas para espantar a preguiça do estudante de medicina

São inúmeros os afazeres que temos que cumprir durante nossa vida de treinamento médico. São inúmeros também os desvios que surgem dia a dia que nos impedem de sermos mais produtivos.

As dicas a seguir não servem somente a estudantes. Servem para todos os profissionais que querem criar uma rotina de eficiência em seu trabalho. Não importa se você é um famoso cirurgião ou um neófito acadêmico. Trouxemos essas dicas do blog meddybear.net para ajudar a espantar a preguiça e tornar a sua produtividade uma rotina em sua vida.

Vamos as dicas

1) Crie uma lista de afazeres todas as noites

Antes de dormir faça uma lista com as coisas que você precisa fazer no próximo dia. Isso permitirá que você tenha uma mapa da ordem e do tempo que cada tarefa necessita para ser concluída. Anote tudo, inclusive as coisas mais simples como ir ao banco ou fazer a cama. Aprenda o conceito de que não há tarefas importantes ou menos importantes. Há apenas tarefas.

2)Planeje seu espaço e seu tempo  

Se você é organizado, será mais fácil dividir seu tempo. Organizar seu espaço também. Um ambiente sujo e desarrumado, psicologicamente, o leva a fazer nada. Um ambiente limpo e organizado (mesmo que seja a sua "organização") incita o desejo de comprometimento. Por isso o seu propósito deve ser manter seu ambiente de trabalho limpo e organizado. Dessa maneira seu trabalho será mais fácil, entusiasmante e prazeroso.

3)Primeiro as tarefas "difíceis" 

Quando você olha para uma lista de afazeres, identifique a tarefa que você gosta menos, e a faça antes. O problemas é que pessoas preguiçosas tendem a colocar tarefas que eles não querem realizar, criando um estado emocional de tensão. A melhor maneira de evitar a procrastinação que vem da preguiça é fazer estas tarefas imediatamente, preferencialmente pela manhã, quando você acorda. Siga a lista até o final, onde estarão as coisas que você mais gosta de fazer. Assim, você ira terminar seu dia premiando-se com um tempo livre!

4) Determine um tempo 

Você deve determinar um prazo para cumprir o que se propôs. Esse cuidado com o tempo determina o quanto antes você pode terminar a sua lista de afazeres. A pessoa preguiçosa tende a fazer o mesmo que uma não preguiçosa em um tempo muito maior e com muito mais esforço. Por isso você deve se propor a realizar todas as tarefas que precisa, cada uma em seu tempo.

5) Arrume-se  

Você entendeu bem, boas roupas. Especialmente se você costuma ficar em casa para estudar. Aqueles que permanecem de pijamas tendem a permanecer em ócio. Aqueles que se vestem bem (ou mudam de roupa pelo menos), tendem a ser mais produtivos e eficientes, assim menos preguiçosos. Você deve se sentir sempre apresentável, como se tivesse alguém o avaliando a todo tempo (e sempre tem). Se você deseja ter sucesso, você deve se vestir como alguém que tem sucesso.

6)Anote tudo 

Algumas ideias sobre algo e como fazê-lo surgem a sua mente em momentos que você não está disponível para concluir tal tarefa. Seu Smartphone pode ajudá-lo nisso com programas como o Google Keep e o Any.do permite que você anote sua ideia para inserir na lista de afazeres do dia ou para outro dia.

7) Deixe as tarefas desagradáveis para outros 

Esse é um passo que nem todos podem seguir. Mas deixar algumas tarefas para algum familiar de confiança pode ser a solução que você precisa para ser mais produtivo. O mesmo pode ser feito nas pesquisas e trabalhos acadêmicos. Isso é forma mais moderna de conseguir que as coisas sejam feitas! Seja colaborativo e divida as funções em cima de um projeto.

 


Conta para a gente o que mais o desvia de seus anseios e realizações?
O que te faz preguiçoso?
Quem sabe nós, ou algum de nossos leitores, podemos ajudá-lo a contornar esse problemas ;)

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você