Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Ministério da Saúde Oferta 4 mil Bolsas para Áreas Prioritárias do SUS

Ministério da Saúde Oferta 4 mil Bolsas para Áreas Prioritárias do SUS
Comunidade Academia Médica
set. 21 - 3 min de leitura
000

O Ministério da Saúde lançou, um pacote de bolsas de residência, com o objetivo de ampliar o número de especialistas atuando nas regiões mais carentes do país. Serão 4 mil bolsas financiadas, sendo 3 mil destinadas à residência médica em especialidades como anestesiologia, radiologia e cirurgia oncológicae 1 mil para programas multiprofissionais, em áreas consideradas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), como Atenção à Saúde da Mulher, Atenção à Saúde Mental, Enfermagem Obstétrica, dentre outras.

Detalhes dos editais e elegibilidade

Dois editais foram publicados, voltados a universidades, hospitais federais (ligados aos Ministérios da Saúde e da Educação), órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais, além de entidades privadas sem fins lucrativos que desejem credenciar ou expandir seus programas de residência.

As inscrições deverão ser realizadas até 20 de outubro de 2025, por meio do sistema SIG-Residências. Programas já existentes também poderão pleitear bolsas adicionais, desde que aumentem o número de vagas — processo que passará por avaliação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

Uma das prioridades desta chamada é ampliar a presença de especialistas na Amazônia Legal — região que engloba nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins). O objetivo é reduzir desigualdades históricas no acesso a cuidados de alta complexidade e garantir que a população dessas regiões tenha atendimento qualificado sem precisar se deslocar grandes distâncias.

Para viabilizar as novas bolsas, o Ministério da Saúde anunciou um investimento de R$ 1,8 bilhão em 2025, valor que representa 32% de aumento em relação a 2023. A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, criado para melhorar a distribuição de médicos e profissionais de saúde no território nacional.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, a retomada e ampliação do Pró-Residência é fundamental para qualificar os serviços e diminuir filas de espera:

“Após a interrupção em 2023, o Pró-Residência foi retomado e agora vive sua maior expansão em dez anos. Isso vai contribuir significativamente para melhorar a formação de especialistas no país e, consequentemente, favorecer a melhor distribuição desses profissionais, qualificando os serviços e ajudando a reduzir o tempo de espera no atendimento da população.”

Impacto esperado para o sistema de saúde

  • Aumento da capacidade assistencial em especialidades de alta demanda, reduzindo gargalos como cirurgias eletivas e exames diagnósticos.

  • Desenvolvimento de profissionais nas regiões Norte e Centro-Oeste, fortalecendo hospitais de ensino e reduzindo a dependência de grandes capitais.

  • Integração ensino-serviço, aproximando residentes de práticas alinhadas às necessidades reais do SUS.

  • Estímulo à interiorização da força de trabalho, com incentivos para que médicos e outros profissionais permaneçam em regiões carentes após o término da residência.

Com este anúncio, o Ministério da Saúde sinaliza uma política de valorização da educação em saúde e de expansão da força de trabalho especializada, pilar essencial para a sustentabilidade do SUS.


Referência:

Ministério da Saúde. (2025, 18 de setembro). Ministério da Saúde abre inscrições para formar 4 mil profissionais especialistas em áreas prioritárias para o SUS. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/setembro/ministerio-da-saude-abre-inscricoes-para-formar-4-mil-profissionais-especialistas-em-areas-prioritarias-para-o-sus



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você