Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

8º Fórum sobre Big Data em oncologia: Entendendo o impacto financeiro do câncer no sistema de saúde brasileiro

8º Fórum sobre Big Data em oncologia: Entendendo o impacto financeiro do câncer no sistema de saúde brasileiro
Academia Médica
jun. 13 - 4 min de leitura
000


Hoje, 13 de junho terça-feira, o movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro de Estudos Estratégicos (CEE-fiocruz), realizou o 8° Fórum sobre Big Data em Oncologia. O evento, que é de grande relevância para a comunidade médica e de pesquisa em saúde, foi conduzido sob a temática "Quanto custa o câncer".

Para compreender o custo da doença no país, é necessário lembrar que o câncer representa cerca de 17% do total de óbitos no Brasil, resultando em mais de 200 mil mortes anualmente. Conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), espera-se que cerca de 704 mil brasileiros sejam acometidos pela doença a cada ano, de 2023 a 2025. Tais estatísticas ressaltam o câncer como um dos principais desafios da saúde pública brasileira.

No primeiro painel apresentado no evento, com o tema “Quanto custa tratar um paciente com câncer no SUS”? Coordenado por Nina Melo, pesquisadora na ABRALE, foram discutidos aspectos importantes que contribuem para o elevado custo do tratamento de pacientes com câncer no Sistema Único de Saúde (SUS). Os estágios avançados da doença estão diretamente relacionados a custos mais elevados de tratamento, impactando tanto a qualidade de vida do paciente quanto o financiamento em saúde.

Os desafios para o rastreamento organizado para certos tipos de câncer, como o de colo de útero, e o acesso limitado a tecnologias e conhecimentos atualizados, também foram elencados como fatores que agravam a situação. Outro ponto de destaque foi a importância da comunicação em saúde, especialmente no campo da prevenção, que necessita de aprimoramento e foco para execução.

No que tange à atenção primária em saúde, foi ressaltado que o diagnóstico precoce do câncer pode ocorrer estrategicamente nesse nível. Por outro lado, também foi observado que os dados em si não significam necessariamente conhecimento. A necessidade de aprofundar os estudos de monitoramento, comparação e análise dos dados em oncologia é crucial para a construção de conhecimentos mais significativos e a análise de resultados.

Olhando para o futuro, a melhoria da informatização da atenção especializada e a mensuração dos resultados dos tratamentos, da sobrevida e das taxas de mortalidade, foram apontadas como estratégias essenciais. O uso de dados no planejamento em saúde é extremamente estratégico na atualidade, tanto para a tomada de decisões quanto para reflexões sobre as terapêuticas e condutas clínicas.

Além disso, foi apontada a necessidade de se aprofundar no entendimento das novas tecnologias para um diagnóstico mais preciso, bem como nas descobertas sobre fatores de risco genéticos, comportamentais e ambientais.

A 8ª edição do Fórum sobre Big Data em Oncologia, sem dúvida, trouxe debates e insights importantes para o futuro do combate ao câncer no Brasil. Continuar a desenvolver e implementar estratégias que permitam a identificação precoce e o tratamento mais efetivo da doença é crucial para reduzir o impacto do câncer na vida dos pacientes e na saúde pública do país.

Nesse contexto, a contribuição do Big Data na Oncologia é de suma importância para informar e direcionar as decisões estratégicas em saúde, principalmente em um cenário de recursos limitados, como é o caso do SUS. A colaboração contínua entre profissionais da saúde, pesquisadores, entidades médicas e governamentais é essencial para avançar neste desafio.

 Para ter acesso ao conteúdo completo deste painel ou saber mais sobre os outros painéis apresentados no 8ª edição do Fórum sobre Big Data em Oncologia acesse o link do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.




Leia também: 




Fonte: 

TJCC. (2023). 8º Big Data em Oncologia: Quanto custa o câncer? YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=NOxQPJw04eE


Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC). Home page. https://tjcc.com.br/









Denunciar publicação
    000

    Indicados para você