{{ warning.message }} Ver detalhes
9 Possíveis usos da Inteligência Artificial podem te tornar um médico melhor
[editar artigo]

9 Possíveis usos da Inteligência Artificial podem te tornar um médico melhor

Inteligência Artificial (IA) para uma saúde mais eficiente

A automação pela IA, robótica ou por impressoras 3D irão fazer da saúde algo mais eficiente e sustentável. Essas novas tecnologia digitais irão melhorar os processos, resultando em um tratamento precoce e mais eficiente para os pacientes. Eventualmente, poderá mudar o foco da medicina de curativa para preventiva. Ainda, médicos poderão ter a chance de sair de situações repetitivas e monóotonas para abraçar tarefas desafiadoras e criativas.

A Inteligência Artificial tem ainda um potencial mais revolucionário que apenas otimizar processos. Ela poderá minerar prontuários ou imagens médicas para "descobrir" implicações ou sinais previamente desconhecidos. Com ela, será possível desenhar tratamentos personalizados para cada tipo de câncer ou DNA do indivíduo. Ainda, ela poderá descobrir novas utilizações para drogas preexistentes, baseadas nos efeitos observados nos pacientes que já as tomam, para outras condições.

Imagine você o quanto tempo lhe sobraria para prestar atenção em seu paciente se boa parte do seu trabalho burocrático fosse realizado por um robô com Inteligência Artificial. Você poderia se concentrar apenas na atividade com os problemas do paciente. Quanto tempo você economizaria se chatbots e aplicativos inteligentes dessem as respostas a questionamentos simples dos pacientes, que não precisam realmente de intervenção do profissional médico?

Decisões artificiais - Inteligência Artificial

"Ela poderia ter sido uma excelente médica"

Para quem assistiu o filme "HER" (disponível no Netflix ou AQUI), a ideia de que um sistema de Inteligência Artificial assumindo algumas atividades em saúde não é tão distante. O Operational System (OS) que o protagonista do filme se envolve (Joaquin Phoenix) começa a assumir atividades que facilitam a vida, diminuindo tarefass inócuas ou que nos consomem um tempo que já não possuímos. O pensamento de que isso poderia te fazer um médico melhor, não é um mero delírio cinematográfico.

O blog do Medical Futurist trouxe 10 possibilidades para a Inteligência Artificial melhorar a produtividade com qualidade do médico:

1) Erradicar o tempo de espera

Os processos falhos em saúde proporcionam tempo de espera a pacientes e também a médicos. É um ciclo vicioso. Claramente é uma dor o tempo que o paciente passa sentado no consultório do médico para ser atendido. Mas esquecemos que médicos sempre estão esperando algo para darem seguimento a seus trabalhos. Esperam resultados de exames, têm problemas com a saúde de seus funcionários que realizam agendamento das consultas e parte do relacionamento com o paciente, resultados de exames...

Um sistema de Inteligência Artificial que pode agendar as consultas ou facilitar o relacionamento com o paciente é um ganho lógico e inquestionável.

Felizmente aqui no Brasil já temos algo que caminha com qualidade neste sentido. Estou falando da Cloudia. Ela é um chatbot (assistente virtual) que realiza a função de marcação de consultas pelo chat do Facebook ou outros sistemas de conversa. Além de agendar, ele promove a lembrança da consulta, dá as informações essenciais sobre local do consultório, facilidades de acesso, planos de saúde atendidos, preço de consulta (se perguntado). Futuramente os desenvolvedores irão ainda incluir formas de pagamento também por este sistema... Mas tudo isso é material para uma análise futura aqui no Academia Médica. Se você quiser testar e nos dar a sua impressão sobre o assunto, entre com o Código academia_medica, ou clique aqui para 1 mês gratuito da Cloudia.

 

2) Priorizar e-mails

O Tsunami digital está chegando. Nossas caixas de e-mail com um vagalhão de mensagens não lidas. A cada dia o número de mensagens de e-mails, WhatsApp, Facebook ou qualquer outra coisa que você utiliza só aumenta. Seria muito interessante algum sistema que "te conhece" pudesse priorizar as mensagens realmente importantes para te ajudar com aquilo que realmente é fundamental para você.

De acordo com uma recente matéria na revista New Scientist, meio milhão de pessoas escreveram o quanto gostam do Assistente pessoal da Amazon (ALEXA), que teve mais de (acreditem) 250.000 pedidos de casamento.

Her - Science Fiction - Artificial Intelligence

3) Achar a informação de que preciso!

E se um sistema de Inteligência Artificial pudesse ler todos os papers científicos para me manter na melhor forma do meu conhecimento médico? Imagine algo que pudesse fazer uma revisão sistemática, blindada de interesses comerciais, sobre real efetividade de um tratamento que você pouco conhece?

Robôs como o Health Tap ou o Your. MD já estão programados para ajudar pacientes com a curadoria de informações de saúde para leigos, aprendendo diariamente com milhares de pacientes por meio da Inteligência Artificial. Safedrugbot é um outro assistente para informar ao médico sobre os medicamentos durante o aleitamento materno.

 

4) Manter-me no melhor da minha forma médica

Há muita informação lá fora. Sem uma búussola apropriada, nós nos perdemos na selva de dados. Achar a informação curada e de qualidade, relevante e atualizada é uma necessidade para qualquer profissional de saúde. Por isso, comecei o Academia Médica há 5 anos.

São mais de 23 milhões de artigos científicos no Pubmed. Se eu puder ler 3 ou 4 artigos da minha área de interesse por semana, jamais seria possíivel conhecer todo o conteúdo disponível. Precisamos de uma Inteligência Artificial que melhore o processo, organize as informações, e nos mostre os artigos mais relevantes. É essa a ideia do Watson for Oncology, que pretende melhorar os tratamentos pois consegue processar milhões de artigos em segundos. Isso auxiliaria em muito o processo de decisão do tratamento adequado para cada indivíduo.

IBM Watson_Artificial Intelligence

5) Trabalhe enquanto estou dormindo

Enquanto acordado eu posso fazer de tudo para organizar meu dia e meus conhecimentos usando o computador ou smartphones. Quando eu estou offline, obviamente eu não estou trabalhando. Um sistema de Inteligência Artificial pode fazer algumas tarefas por mim, enquanto descanso ou não tenho nenhum desses devices na mão.

Imagine que você está jogando uma partida de tênis, ou fazendo alguma das tarefas domésticas, quando uma mensagem importante chega em seu celular ou e-mail .

6) Ajude-me a tomar decisões racionais e difíceis

Todos os dias o médico tem que tomar decisões difíceis. O melhor que deveríamos fazer é tornar estas decisões informadas e possíveis. Eu posso requisitar uma opinião a um colega para embasar melhor a minha decisão, mas é só. Invariavelmente, na necessidade, você irá procurar algo na internet em vão, em busca de uma resposta certeira.

Um algorítimo de Inteligência Artificial pode nos ajudar no futuro. Como falamos anteriormente, o Watson está sendo treinado para atuar na oncologia. Ele tem a habilidade de analisar o contexto dos dados estruturados e não estruturados em prontuários eletrônicos, ajudando-o a escolher os caminhos de tratamento baseado em dados. Então, a Inteligência Artificial não está tomando a decisão, mas embasando-o para que a melhor escolha seja feita.

7) Ajude pacientes com necessidades urgentes

Você atende a muitos chamados durante o dia. Pessoalmente, por e-mail, WhatsApp e no próprio hospital. Nesse barulho todo, nem sempre as coisas urgentes/emergentes chegam até você. Com um sistema operacional inteligente você pode selecionar para que as mais cruciais realmente cheguem até você e, consequentemente, você consiga redirecionar sua atenção para o seu paciente quando ele mais precisa.

Ainda do lado do paciente, você poderá visualizar o caminho do aparecimento de um sintoma até ele chegar a um especialista. Na Hungria, eram necessários em média 54 dias do aparecimento dos sintomas até o diagnóstico de uma neoplasia. Após a implementação de um programa para a população este número caiu para 21 dias.

8) Ajudar a melhorar os serviços de saúde

Pessoas, mesmo aquelas que se tornam melhores em seus trabalhos, cometem os mesmos erros repetidamente. Imagine se você pudesse discutir qualquer tarefa ou decisão com a Inteligência Artificial? Você provavelmente melhoraria a qualidade dos serviços.

97% dos pedidos de serviços de saúde na Holanda são digitais e contém dados sobre o tratamento, sobre os médicos e sobre o hospital. Essas solicitações podem ser facilmente auditadas. Uma empresa local chamada Zorgprisma Publiek analisa os dados usando o Watson para minerá-los. Eles podem dizer se um médico, clínica ou hospital incorrem no mesmo erro repetidamente ao tratar um tipo específico de agravo, ajudando-os a evitar hospitalizações desnecessárias dos pacientes.

9) Fazer o trabalho administrativo

Uma grande parte do tempo do médico é gasto em questões administrativas. A Inteligência Artificial pode aprender como eles fazem estes trabalhos repetitivos e fazer estes trabalhos de forma mais rápida e melhor do que o médico. Talvez aqui esteja a área que a IA pode impactar mais na saúde. Tarefas repetitivas, monótonas sem a mínima exigência de criatividade podem e devem ser feitas pela Inteligência Artificial. Já existem algumas boas coisas neste sentido.

A IBM lançou um outro algoriítmo chamado Medical Sieve. Trata-se de um projeto grande e ambicioso de exploração que pretende construir a próxima geração de "assistentes cognitivos", com análise e grande capacidade de raciocínio clínico.

Muitos colegas médicos ainda temem que os algoriítmos e a Inteligência Artificial poderão tomar os trabalhos dos médicos. Isso é realmente questionável. Ao invés de substituir médicos, a IA irá ajudá-los a serem melhores em seus trabalhos. Sem a necessidade de realizar os trabalhos diários, administrativos e repetitivos, os médicos poderão prestar atenção para aquilo que foram feitos: Curar!

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

CEO e Founder - Academia Médica

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Novo post

Artigos relacionados