Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vacina contra Dengue chega ao Brasil

Vacina contra Dengue chega ao Brasil
Academia Médica
jan. 22 - 3 min de leitura
000
Ministério da Saúde divulga em 21 de janeiro de 2024, a chegada das primeiras doses da vacina contra a dengue, que serão distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  No último sábado, dia 20, o país recebeu aproximadamente 750 mil doses do imunizante produzido pela farmacêutica Takeda, um lote que faz parte de um fornecimento maior, totalizando 1,32 milhão de doses disponibilizadas sem custos ao Ministério da Saúde. Além destas, uma segunda remessa com 570 mil doses está prevista para fevereiro, e a compra de mais 5,2 milhões de doses já foi acordada para o ano de 2024.


Essa iniciativa representa um avanço na luta contra a dengue, uma doença que há anos aflige milhões de brasileiros. Com a capacidade limitada de produção da vacina, estima-se que cerca de 3,2 milhões de pessoas serão imunizadas em 2024, considerando a necessidade de duas doses do imunizante com um intervalo mínimo de três meses.

O processo de distribuição das vacinas já está em andamento. Após a chegada, as doses passarão por um processo de liberação alfandegária e avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seguindo para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). O Ministério da Saúde pediu prioridade nestas etapas para que a distribuição possa começar quanto antes.

Os critérios para a seleção dos municípios que receberão as vacinas foram definidos em conjunto pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), seguindo recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As regiões priorizadas incluem municípios de grande porte com alta incidência de dengue nos últimos dez anos e população superior a 100 mil habitantes. A faixa etária escolhida para receber a vacina em 2024 são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo que apresenta um alto índice de hospitalizações pela doença.

A implementação da vacinação contra a dengue no Brasil é um marco na saúde pública, sendo o país o primeiro do mundo a oferecer o imunizante em um sistema de saúde público e universal. A decisão de incluir a vacina no SUS foi tomada em dezembro de 2023 pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec), após uma análise criteriosa que culminou na recomendação pela sua incorporação.

O Ministério da Saúde divulgará em breve a lista completa dos municípios selecionados e a estratégia de vacinação, com a expectativa de que as primeiras doses sejam aplicadas já em fevereiro deste ano. Este avanço representa um passo significativo no combate à dengue no Brasil, proporcionando esperança para milhões de pessoas que anualmente são afetadas por essa doença.




Referência: 

Ministério da Saúde do Brasil. (2024, Janeiro 21). Chegam ao Brasil as primeiras doses da vacina contra a dengue. Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/chegam-ao-brasil-as-primeiras-doses-da-vacina-contra-a-dengue



Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você