Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A banalização dos antibióticos e a origem das superbactérias

A banalização dos antibióticos e a origem das superbactérias
Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina ABLAM
nov. 10 - 3 min de leitura
000

por Rafael Gaspar de Almeida Zell - 6º período Medicina - CESUPA - Belém do Pará

Na sociedade atual é comum idealizar os antibióticos como os "medicamentos ideais", de primeira escolha, os quais tratam todas as doenças. A comunidade não-científica faz uso dessas medicações muitas vezes sem orientação médica, durante tempo inadequado e para patologias que sequer reagem a estes fármacos. Tal realidade tem colaborado para a geração de um dos grandes problemas do século XXI: as superbactérias.

Antibióticos são medicamentos cujo princípio ativo é combater a ação de bactérias no organismo, podendo ter ação bactericida (morte das bactérias) ou bacteriostática (inibição do síntese proteica das mesmas). São divididos em várias classes dependendo de sua composição química, a exemplo das penicilinas (penicilina G, amoxicilina, oxacilina,etc) e cefalosporinas (cefalexina, cefepima, etc) que são classificadas como antibióticos beta-lactâmicos pela presença de um anel beta-lactâmico em sua composição, e de acordo com seu mecanismo de ação em quinolonas, macrolídeos, sulfonamidas, dentre outras.

Sua ação, como em qualquer fármaco, depende de fatores como: via de administração, absorção, distribuição, metabolização e excreção do medicamento. Desta forma, deve-se prescrever um antibiótico a um paciente baseado em seu quadro clínico para administrar a posologia ideal para o caso, o que evidencia a importância da orientação do médico para o uso de antibióticos. 

Todavia, a utilização inadequada deste fármaco é uma realidade muito frequente na sociedade, e isso se deve a inúmeros fatores, tais como: desconhecimento dos médicos sobre os antibióticos ideais, desconhecimento dos médicos sobre posologias, automedicação por parte dos pacientes, interrupção do tratamento, tomar as doses nos horários errados, etc. Além destes, é rotineiro ver pessoas compartilhando antibióticos com outras sem orientação profissional porque "deram certo com elas" na tentativa de ajudar o próximo. Até mesmo a indústria alimentícia tem utilizado antibióticos no crescimento de suínos e bovinos, os quais podem ser transmitidos para os humanos durante a ingestão ocasionando resistência.

A utilização inadequada de antibióticos seleciona bactérias resistentes a a estes medicamentos, as quais começam a se multiplicar não sendo possível o tratamento com o antibiótico original utilizado, sendo necessário a utilização de uma alternativa. Tal resistência pode ser ainda transmitida de uma bactéria para outra, ganhando um amplo espectro, sem tratamento, e criando as temidas superbactérias, para as quais ainda se investigam fármacos capazes de combater.

Mediante esta situação conclui-se a importância de maior abordagem deste tema nas mídias, em palestras, congressos e faculdades, além de rodas de conversas e campanhas de conscientização para melhor orientação dos pacientes, afinal, a prevenção é a essência da medicina.

Nome: Rafael Gaspar de Almeida Zell
Curso: Medicina
Semestre: 6°
Faculdade: Centro Universitário do Pará (CESUPA)
Cidade: Belém-PA


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você