Um dos mais antigos livros de medicina conhecidos é o Sushruta Samhita, escrito em sânscrito na Índia. Sua data exata é provisória, já que nenhuma versão original sobreviveu e só é conhecida por cópias posteriores, mas o consenso atual é que foi escrita por volta de 600 AC. Acredita-se que Sushruta tenha sido um médico e professor que trabalhava na cidade de Benares, no norte da Índia (hoje Varanasi, no estado de Uttar Pradesh). Seu Samhita - uma compilação de conhecimento - fornece informações detalhadas sobre medicina, cirurgia, farmacologia e manejo de pacientes.
Sushruta informa a seus alunos que por mais lidos que sejam, eles não são competentes para tratar doenças até que tenham experiência prática. Deviam ser experimentadas incisões cirúrgicas na casca das frutas, enquanto a extração cuidadosa das sementes das frutas permitia ao aluno desenvolver a habilidade de remover corpos estranhos da carne. Eles também praticavam em animais mortos e em bolsas de couro cheias de água, antes de serem soltos em pacientes reais.
Entre suas muitas descrições cirúrgicas, o Sushruta Samhita documenta a cirurgia de catarata. O paciente tinha que olhar para a ponta do nariz enquanto o cirurgião, segurando as pálpebras separadas com o polegar e o indicador, usava um instrumento parecido com uma agulha para perfurar o globo ocular pelo lado. Em seguida, era aspergido com leite materno e a parte externa do olho banhada com um medicamento fitoterápico. O cirurgião usou o instrumento para raspar as lentes turvas até que o olho “assumisse o brilho de um sol resplandecente sem nuvens”. Durante a recuperação, era importante que o paciente evitasse tossir, espirrar, arrotar ou qualquer outra coisa que pudesse causar pressão no olho. Se a operação fosse bem-sucedida, o paciente recuperaria alguma visão útil, embora sem foco.
Civilização romana retratando um oftalmologista examinando um paciente. (Foto: DEA / A DAGLI ORTI / De Agostini / Getty Images)
Se interessa por medicina, artes e filosofia? Então clica aqui e confere nossos cursos sobre humanidades médicas.
Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!
Referência
“7 Surprising Facts about the History of Medicine”. HistoryExtra, https://www.historyextra.com/period/ancient-egypt/facts-history-medicine-weird-medieval/. Acessado 18 de abril de 2021.