Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A história do nabo gigante e a inovação na saúde

A história do nabo gigante e a inovação na saúde
Carlos Eduardo Bernini Kapins
jan. 15 - 3 min de leitura
030

Eu e minhas meninas gostamos muito de ler! Gostamos tanto que uma coisa que não pode faltar em casa é uma biblioteca. Uma vez compramos um livro de um autor cujo sobrenome era Tolstói. Não era o famoso Liev Tolstói, mas Aleksei Tolstói. E mesmo não sendo o famigerado autor, a história que lemos sobre o nabo gigante não deixa de ser uma boa aula.

A história de Tolstói é sobre um nabo gigante que não queria sair da terra, e então acabaram chamando um grande grupo de pessoas para extrair aquele nabo. Você deve estar perguntando: mas o que isso tem a ver com inovação na saúde?

Arrancar o nabo gigante é como inovar em sistemas complexos, como é o caso da saúde. O sistema da saúde, nesse momento, funciona com pelo menos 3 áreas de intenções e interesses para cada ponto de interação.

A parte mais interna é composta por aqueles que executam propriamente alguma ação naquele ponto de interação. Numa cirurgia, por exemplo, é um momento em que há um choque de intenções, por vezes antagônicas, entre: médico, hospital, distribuidores, convênio e paciente.

Não tão central, temos forças que não interagem diretamente, mas causam grande influência sobre o ato. Aqui se encontram as intenções dos diretores dos hospitais, dos convênios, dos importadores ou fabricantes, etc.

Numa área mais externa, encontram-se forças mais sutis, mas que ainda promovem uma pressão sobre o sistema. Nesta posição, entra o mundo científico da saúde. A área científica exerce pressão sobre o sistema, pois ela lucra, através de royalties, uma parte dos resultados atingidos pelos tratamentos e tenta sempre minimizar seus insucessos.

Todas essas áreas fazem o nabo da saúde crescer e se transformar num complexo jogo que, neste momento, está difícil de tirar do solo.

Jogos complexos não são facilmente modificados, ainda mais na saúde, que é um jogo de soma quase igual a 0. Para tal, você precisa equilibrar sua solução a fim de atingir pelo menos um payoff neutro entre todos os interessados naquela interação e, assim, implementá-la de forma mais natural. Desenhar inovação para acalmar múltiplos jogadores não é fácil. Dificilmente haverá uma solução que causará tamanha mudança (mesmo porque, além de aumentar o tamanho do nabo, todas as intenções criam raízes bem longas).

Diante desse complexo jogo, no qual há forças importantes e pressões diretas e indiretas interferindo nos pontos de interação, inovar de forma disruptiva é como arrancar um nabo gigante da terra: precisará de muita gente e de muito esforço para conseguir. E o mais importante é mostrar que no final todos conseguirão tomar uma deliciosa sopa…

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você