Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A todos que cuidam dos pacientes: obrigado pelos sacrifícios diários

A todos que cuidam dos pacientes: obrigado pelos sacrifícios diários
Academia Médica
jul. 28 - 3 min de leitura
000

No texto de hoje trazemos um belo agradecimento do médico Andy Lamb a todos os profissionais que se dedicam constantemente ao cuidado integral de quaisquer pacientes. Abaixo você pode conferir a tradução livre do depoimento dele. O texto original pode ser encontrado neste link.

Vi recentemente um vídeo poderoso sobre uma enfermeira incrível que é mãe adotiva de crianças que morrem de câncer. Ela cuidava deles com carinho, não importando a circunstância, as dificuldades ou o desgosto que aconteciam com cada morte de uma dessas crianças preciosas. Partiu meu coração ver e ouvir. Isso me fez refletir sobre a sorte de ter pessoas com corações semelhantes aos dela, médicos e enfermeiras. Foi um lembrete especial de que oportunidade única e privilegiada temos de cuidar daqueles nos últimos dias ou semanas de sua vida. Desta vez, pode ser de partir o coração, mas também pode curar a alma.

Quando perguntada sobre como ela poderia continuar amando e cuidando dessas crianças, todas as quais morrem, ela disse uma das coisas mais emocionantes que já ouvi:

“Investimos profundamente e sofremos terrivelmente quando essas crianças morrem, mas nossos corações são como vitrais. Essas janelas são feitas de vidro quebrado que foi forjado novamente e essas janelas são ainda mais fortes e mais bonitas por terem sido quebradas.”

Corações como “vitrais”, feitos de vidro quebrado, que se juntam novamente, apenas para serem ainda mais fortes e mais bonitos por terem sido quebrados! Isso não fala somente da essência de porquê fazemos o que fazemos, mas também do preço que pagamos como enfermeiros e médicos, como seres humanos, por estarem dispostos a fazê-lo? Os enfermeiros entendem isso porque são eles que passam mais tempo cuidando de nossos pacientes, atendendo a todas as suas necessidades, por mais difícil que seja. Os médicos entendem porque têm a responsabilidade final por cada paciente e carregam o fardo que acompanha essa responsabilidade.

A todos os médicos, técnicos, enfermeiros e equipe de apoio, o meu agradecimento. Obrigado por ter corações que, com o tempo, se tornaram mais e mais como "vitrais", quebrados com muita frequência apenas para serem forjados novamente, mais fortes e mais bonitos do que nunca. Você é o "coração" da medicina. Você que altruisticamente e incansavelmente se importa com aqueles que estão doentes e sofrendo, com medo, sozinhos e assustados. No momento de maior necessidade, você é o que dá esperança. Mas quando tudo mais falha, você faz a única coisa que resta a fazer, doa a si mesmo, mas ao custo dessa "janela de vitral". É um preço alto a pagar, mas você é mais forte e mais belo por ter feito isso. Obrigado pelos muitos sacrifícios que você faz todos os dias. Obrigado pela diferença que você faz em cada paciente.

 

Andy Lamb é Diretor Médico na Oak Street Health, Burlington, Carolina do Norte. Seu artigo original pode ser acessado clicando aqui, ou acessando o site: https://www.kevinmd.com/blog/2020/07/to-all-who-care-for-patients-thank-you-for-the-many-sacrifices-you-make-every-day.html

 

Tradução livre realizada por Diego Arthur Castro Cabral

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 186 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você