Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Academia Médica Debate - O que é Marketing e o que é publicidade para médicos?

Academia Médica Debate - O que é Marketing e o que é publicidade para médicos?
Fernando Carbonieri
jun. 15 - 3 min de leitura
000

Academia Médica Debate - O que é Marketing e o que é Publicidade para médicos?

É bastante grande o número de ações éticas que são movidas nos conselhos de medicina espalhados pelo país quando o assunto é Publicidade Médica. Isso acontece porque durante a nossa formação não temos um mínimo de aprendizado sobre administração, direito, marketing, e outros conhecimentos que apenas vemos necessários quando saímos da segurança das faculdades e hospitais escola.A realidade fora desses ambientes de ensino e treinamento médico é dura e de uma hora para a outra precisamos encarar o mundo.

Segundo a maioria de nossos colegas médicos, a publicidade médica é algo reprovável, mas a realidade não é bem assim. Como todos sabemos, não pode haver uma generalização do conceito. Como tudo nessa vida, há bons e maus exemplos.

Um conceito que devemos desmistificar é a confusão que existe entre publicidade e marketing.

De uma forma bem simples, a publicidade é um dos variados mecanismos que incorporam um todo chamado marketing. Por sua vez, o marketing é mais um dos dispositivos presentes no grupo das ações da administração de empresas. O marketing digital é uma forma online desse tipo de comunicação, que visa em expandir o seu network de uma forma que até alguns anos era impossível.

Como você é uma empresa ( sim, você como profissional liberal deve pensar nisso ), precisa incorporar os conhecimentos que irão reger a sua saúde profissional. Por nunca termos sido capacitados na nossa formação sobre administração, somos alvo fácil de diversas empresas que tratam do assunto, ou de cursos que promovem este tipo de aprendizado.

Marqueteiros de plantão nos assediam a todo momento, mas apenas nós sabemos "o que é ser médico". Delegar a estes profissionais a comunicação e a sua imagem sem o seu conhecimento do processo é um caminho perigoso eticamente.

Para tratar do assunto, convidei Renata Velloso, médica pela Unicamp e Administradora de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, para debatermos o que é marketing do médico e o que é publicidade médica.

Antes de ser médica, Renata trabalhou no mercado financeiro na área de marketing e vendas em bancos como Citibank, Chase Manhattan e JP Morgan, onde chegou a vice presidente de vendas. Hoje mora no Vale do Silício, de onde mantém um curso de marketing digital para médicos na empresa Doctors on the cloud

hangout on air academia medicaConvidamos a todos a acompanhar este hangout ao vivo que irá acontecer às 21h do dia 15 de Junho. Caso não consiga ver no horário, deixe seus dados logo abaixo que assim que o vídeo estiver disponível online, o avisaremos.

As perguntas podem ser feitas logo abaixo, ao vivo pelo hangout neste LINK ou na página do youtube do Academia Médica.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você