Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Adesão Ao Tratamento De Doenças Crônicas

Adesão Ao Tratamento De Doenças Crônicas
thiago sant'anna da silva
set. 11 - 5 min de leitura
000

Doenças crônicas, ou seja, que exigem acompanhamento potencialmente para a vida toda, trazem consigo questões para além da doença em si. O fator tempo aumenta o risco de abandono do tratamento nessas situações, um problema complexo e altamente danoso para o indivíduo, seu círculo familiar e todo o sistema de saúde e proteção de uma sociedade.

A análise desse fenômeno pode ser chamada de “adesão ao tratamento” (termo que usaremos), “compliance do paciente” ou “aderência ao tratamento”. Em importante publicação de 2003¹, a Organização Mundial de Saúde apresentou exaustiva revisão de estudos publicados a respeito de nove condições crônicas e fatores de risco: asma, câncer (cuidado paliativo), depressão, diabetes, epilepsia, HIV/AIDS, hipertensão, tabagismo e tuberculose. E qual o tamanho do problema?

Bom, metade dos pacientes que sofrem de doenças crônicas não segue o tratamento. Na Gâmbia, 73% dos pacientes com hipertensão não seguem o regime de anti-hipertensivos (e se nos EUA o percentual é melhor, está longe de ser bom: 49% são não aderentes). Na Austrália, o problema atinge 57% dos pacientes com asma.

Em condições complexas como o diabetes, a situação mostra o quanto diagnosticar e prescrever corretamente é apenas parte de um bom trabalho. Em estudo escocês de 2002² entre pacientes com diabetes tipo 2, a adesão ao tratamento entre aqueles com prescrição de sulfonilureia ou metformina era menor que 35%.

Pacientes com prescrição para ambas as medicações atingiram apenas 13% de adesão! Sofrimento evitável ocorre em consequência disso, com estudos na Europa e nos EUA apontando a baixa adesão ao tratamento como a principal causa no desenvolvimento de complicações do diabetes.  

Fatores que Afetam a Adesão Ao Tratamento

Existem vários fatores interagindo nesses cenários, alguns deles antes mesmo do diagnóstico. Custos do tratamento, idade, grau de instrução, crenças, etc. Todos trazem também a questão ética ao clínico, que precisa ter em mente o que significa um diagnóstico de doença crônica na vida da pessoa que está na sua frente. A OMS classificou cinco categorias de barreiras para a adesão ao tratamento:

  • Profissionais e Sistema de Saúde (p. ex. uma relação pobre entre o paciente e seu médico)
  • Barreiras Socioeconômicas (p. ex. alto custo da medicação)
  • Condição do Paciente (p. ex. severidade dos sintomas, disponibilidade de tratamentos efetivos)
  • Tratamento (p. ex. tempo para percepção dos efeitos benéficos, efeitos colaterais)
  • Paciente (p. ex. estigma da condição, compreensão inadequada do tratamento)

Analisando-as, é possível perceber que existem várias frentes de batalha. Não cabe a esse texto exaurir todas as possibilidades, inclusive porque este é um tema ao qual voltaremos. Um dos principais problemas reside na relação do paciente com os profissionais de saúde, em especial o médico. É nesta relação que ocorre a interface entre a ciência e a vida do paciente, na apresentação do diagnóstico, do prognóstico e dos caminhos que se abrem e se fecham a cada decisão tomada.

Em pacientes não hospitalizados, a relação do paciente com sua condição é, no limite, solitária, e pode se desdobrar nos mais diversos comportamentos. É fundamental que ele se sinta seguro e confiante em ancorar sua conduta e sua tomada de decisão nas informações recebidas (e discutidas) com seu médico.

A Decisão Solitária

Assim, se falaremos de forma mais detalhada sobre as barreiras ao tratamento em outros textos, cabe aqui ressaltar a fundamental característica da doença crônica: a manutenção, monitorização e gestão do autocuidado são conceitos-chave para que o paciente tenha qualidade de vida.

Entretanto, esses conceitos são influenciados por fatores ainda pouco observados pelos profissionais de saúde em relação a sua importância: a individualidade da experiência, habilidades, motivação, cultura, confiança, hábitos, cognição, suporte social e acesso a cuidados³.

O acompanhamento desses aspectos, de forma aberta e sem julgamentos, oferecendo suporte e informação, pode ser a diferença entre uma vida saudável e complicações graves ou mesmo fatais. Se você recebeu um diagnóstico e, em uma autoanálise sincera, entende que precisa de ajuda para aderir ao tratamento proposto, procure ajuda especializada.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 190 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Referências:

¹Evidence for action (World Health Organization. Adherence to long-term therapies: evidence for action (PDF). Geneva: World Health Organisation, 2003) 

²Adherence to prescribed oral hypoglyacaemic medication in a population of patients with Type 2 diabetes: a retrospective cohort study (Donnan PT, MacDonald TM, Morris AD . Adherence to prescribed oral hypoglyacaemic medication in a population of patients with Type 2 diabetes: a retrospective cohort study. 2002. Diabetic Medicine. 19 (4): 279–84) 

³A middle-range theory of self-care of chronic illness (Riegel, Barbara; Jaarsma, Tiny; Strömberg, Anna (2012). A Middle-Range Theory of Self-Care of Chronic Illness. Advances in Nursing Science. 2002. 35 (3): 194–204.)


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você