Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ajuda Humanitária vs COVID-19: o problema em Tonga

Ajuda Humanitária vs COVID-19: o problema em Tonga
Gideane Carime
fev. 15 - 4 min de leitura
000

Conhecido como Ilhas Amigáveis, Tonga é um país polinésio do Sudoeste do Oceano Pacífico, formado por cerca de 170 ilhas, das quais somente 36 são habitadas. 

Por causa da pandemia, o país fechou suas fronteiras em março de 2020,  suspendendo viagens internacionais e limitando as opções de saída. As mercadorias que entram no país precisavam ser colocadas em quarentena, e o governo impôs algumas restrições para a população como limites de reunião e toques de recolher noturnos.

Com o fechamento das fronteiras a economia de Tonga foi afetada, visto que o turismo contribuía significativamente para o crescimento do PIB do país, que tem como atividade principal a  agricultura.

Os primeiros casos do vírus no país

Tonga era um dos poucos países que estava se mantendo efetivamente livre da COVID, tendo relatado apenas um caso positivo,  em outubro de 2021. Entretanto, o país vem passando por algumas dificuldades durante o último mês.

No dia 15 de janeiro de 2022, o vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Haa’pai entrou em erupção, causando um tsunami com ondas gigantescas que atingiram as ilhas de Tonga (segundo especialistas a erupção provavelmente a maior já registrada no planeta em 30 anos). 

Segundo estimativas do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários ( OCHA ), o tsunami afetou cerca de 12.00 famílias tonganesas. 

A Cruz Vermelha afirma que as cinzas vulcânicas e a água salgada do tsunami poluíram a água potável, o que pode afetar milhares de pessoas, aumentando o risco de doenças como cólera e diarreia. Diante disso Tonga está dependente de ajuda externa para água potável, kits de abrigo e outras assistências. 

 

Ajuda Humanitária

Estados Unidos, Austrália, China, Nova Zelândia, Fiji, França e Reino Unido, enviaram navios transportando suprimentos. Com objetivo de impedir o vírus a se espalhar no território tonganês, foram implantados alguns protocolos que devem ser seguidos na entregas.  As entregas são feitas sem contato e os suprimentos ficam em isolamento durante três dias antes de serem tratados pelos tonganeses. Contudo, mesmo com todos esses cuidados, no dia 1º de fevereiro foi divulgado que dois trabalhadores portuários testaram positivo.

Anteriormente, na quinta-feira, dia 10 de fevereiro, o governo de Tonga, emitiu uma nota comunicando que foram confirmados 31 novos casos positivos de COVID-19, aumentando para 65 o número total de casos ativos no país.

Na nota o Ministro da Saúde  Dr. Saia Piukala, afirma que a vacinação para COVID para a população tonganesa está 98% da população vacinada com a primeira dose, 89% com a  Segunda dose e 15 %  com a dose de reforço.

Nessa segunda, dia 14 de fevereiro, o governo emitiu uma nota a imprensa, no qual elogia o aumento da vacinação diante do aumento de casos da COVID-19 no país. Também foi informado um total de 138 casos positivos no país, sem relatos de casos graves, todos com sintomas leves. 

No dia 14, também foi emitida uma declaração com as Novas Restrições Nacionais para o COVID-19, que estipulando o vestuário e equipamentos com objetivo de minimizar o risco de infecções,  reuniões de massa que não excedam 50 pessoas em ambientes fechados e 100 pessoas ao ar livre, distanciamento social de 2 metros de distancia, toque de recolher noturno ( da 00h00 às 05h00),  entre outras restrições. 

Abaixo você confere um gráfico que apresenta a evolução da quantidade de casos de COVID-19 ativos no território tonganês:



 

Referências:

TONGA: How aid deliveries try to avoid bringing in Covid. BBC News, [S. l.],  2 fev. 2022. Disponível em:  bbc.com/news/60066470

TONGA enters Covid lockdown after aid delivered. BBC News, [S. l.],  2 fev. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-asia-60210867

WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard: Tonga. [S. l.], 11 fev. 2022. Disponível em: https://covid19.who.int/region/wpro/country/to

https://www.gov.to/press-release/vaccination-rates-increase-as-139-covid-19-omicron-cases-confirmed/

https://www.gov.to/press-release/national-covid-19-restrictions-haapai-eua-niuatoputapu-mo-niuafoou-directions/

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você