por Andreza Lamônica
O aplicativo é uma versão atualizada, em português, do estadio de DPOC e conduz à terapêutica adequada do paciente conforme seu nível de doença, recomendada pela sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
O app se baseia na função pulmonar VEF1/CVF, número de exacerbações no último ano e avaliação dos sintomas pelas escalas de CAT e mMRC para determinar a classificação GOLD para esse paciente e atribuir terapêutica.
O tratamento fornecido é dividido em farmacológico e não farmacológico para o paciente pesquisado, além de atribuir opções de terapêutica medicamentosa numerando em ordem decrescente de preferência, de acordo com as recomendações do GOLD e com o apoio da SBPT.
Aplicativo é de fácil manejo e entendimento, objetivo, sem demora para estabelecer o estadiamento e o tratamento.
Os dados utilizados no aplicativo utilizam como referência o Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease. Global Strategy for the diagnosis, management, and prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Update 2011. Disponível em: www.goldcopd.org.
Um aspecto negativo do DPOC é que as doses de cada medicação preconizada para o tratamento não são informadas e a calculadora considera como mais grave o estadio da DPOC de acordo com o preconizado pelas diretrizes.
Prós:
Referências confiáveis
Facilidade no manuseio do aplicativo
Rapidez no resultado
Direcionamento da terapêutica de acordo com os parâmetros utilizados
Utiliza CAT e mMRC
Conteúdo em português
Contras
Falta abordagem direcionada na terapêutica
Não fornece dose de medicação
Considera estadio mais grave.
Baixe o app na Apple Store ou no Google Play
Andreza Lamônica é acadêmica do 9º periodo do curso de medicina da PUCPR