Aplicativos Médicos - Calculadora DPOC
[editar artigo]

Aplicativos Médicos - Calculadora DPOC

por Andreza Lamônica

O aplicativo é uma versão atualizada, em português, do estadio de DPOC e conduz à terapêutica adequada do paciente conforme seu nível de doença, recomendada pela sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

O app se baseia na função pulmonar VEF1/CVF, número de exacerbações no último ano e avaliação dos sintomas pelas escalas de CAT e mMRC para determinar a classificação GOLD para esse paciente e atribuir  terapêutica.

O tratamento fornecido é dividido em farmacológico e não farmacológico para o paciente pesquisado, além de atribuir opções de terapêutica medicamentosa numerando em ordem decrescente de preferência, de acordo com as recomendações do GOLD e com o apoio da SBPT.

Aplicativo é de fácil manejo e entendimento, objetivo, sem demora para estabelecer o estadiamento e o tratamento.

Os dados utilizados no aplicativo utilizam como referência o Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease. Global Strategy for the diagnosis, management, and prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Update 2011. Disponível em: www.goldcopd.org.

Um aspecto negativo do DPOC é que as doses de cada medicação preconizada para o tratamento não são informadas e a calculadora considera como mais grave o estadio da DPOC de acordo com o preconizado pelas diretrizes.

 

Prós:

Referências confiáveis

Facilidade no manuseio do aplicativo

Rapidez no resultado

Direcionamento da terapêutica de acordo com os parâmetros utilizados

Utiliza CAT e mMRC

Conteúdo em português

 

Contras

Falta abordagem direcionada na terapêutica

Não fornece dose de medicação

Considera estadio mais grave.

Baixe o app na Apple Store ou no Google Play

7998c8f5838d65d0b1800c0dabef5a3f

gooleplay

 

Andreza Lamônica é acadêmica do 9º periodo do curso de medicina da PUCPR

Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você