por Andreza Lamônica
O aplicativo é uma versão atualizada, em português, do estadio de DPOC e conduz à terapêutica adequada do paciente conforme seu nível de doença, recomendada pela sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
O app se baseia na função pulmonar VEF1/CVF, número de exacerbações no último ano e avaliação dos sintomas pelas escalas de CAT e mMRC para determinar a classificação GOLD para esse paciente e atribuir terapêutica.
O tratamento fornecido é dividido em farmacológico e não farmacológico para o paciente pesquisado, além de atribuir opções de terapêutica medicamentosa numerando em ordem decrescente de preferência, de acordo com as recomendações do GOLD e com o apoio da SBPT.
Aplicativo é de fácil manejo e entendimento, objetivo, sem demora para estabelecer o estadiamento e o tratamento.
Os dados utilizados no aplicativo utilizam como referência o Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease. Global Strategy for the diagnosis, management, and prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Update 2011. Disponível em: www.goldcopd.org.
Um aspecto negativo do DPOC é que as doses de cada medicação preconizada para o tratamento não são informadas e a calculadora considera como mais grave o estadio da DPOC de acordo com o preconizado pelas diretrizes.
Prós:
Referências confiáveis
Facilidade no manuseio do aplicativo
Rapidez no resultado
Direcionamento da terapêutica de acordo com os parâmetros utilizados
Utiliza CAT e mMRC
Conteúdo em português
Contras
Falta abordagem direcionada na terapêutica
Não fornece dose de medicação
Considera estadio mais grave.
Baixe o app na Apple Store ou no Google Play
Andreza Lamônica é acadêmica do 9º periodo do curso de medicina da PUCPR
Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!