{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Aplicativos Médicos - Dengue - Adulto e Criança
[editar artigo]

Aplicativos Médicos - Dengue - Adulto e Criança

Aplicativos Médicos - Dengue - Adulto e Criança

A MedTouch Brasil, já conhecida por seu app "Guia de Antimicrobianos", lançou mais um que promete facilitar o diagnóstico e manejo dos casos de dengue. O aplicativo "Dengue - Adulto e Criança" foi elaborado à partir das informações disponíveis no manual "Dengue - diagnóstico e manejo clínico", distribuído pelo Ministério da Saúde aos médicos.

A dengue ainda é um grave problema de saúde pública no Brasil, com mais de 200.000 casos notificados apenas no período de 1º de janeiro a 16 de fevereiro de 2013, segundo dados do Ministério da Saúde. Por isso, identificar precocemente os novos casos de dengue é de suma importância a fim de mapear a situação da doença em todas as regiões do país e evitar mais mortes.  As informações nele contidas foram elaboradas por especialistas de todo o país, a fim de orientar o diagnóstico e promover um manejo correto da doença.

Na identificação de uma doença que possui um quadro clínico composto por síndromes que permitem inúmeros diagnósticos diferenciais, como a dengue, é de grande ajuda possuir uma ferramenta a qual tenha informações que conduzam a um diagnóstico e conduta precisos na palma da mão.

O software trata-se de um E-book, e permite, por exemplo, que o profissional e acadêmicos de medicina, consultem características usadas para a classificação de risco, apresenta detalhes que podem aparecer em casos especiais, como de gestantes ou de crianças, contém todas as diferentes condutas para cada classificação de risco, situações que demandam maior atenção e podem aparecer na evolução clínica e até os critérios de alta. O Aplicativo também contém alguns fluxogramas e gráficos, mas na tela dos smartphones, por exemplo, não dá para visualizar com clareza as figuras, mesmo com a tela na horizontal, pois o texto fica muito pequeno. Isso não é um problema quando utilizamos um tablet ( no caso, o iPad mini).

O aplicativo pode ser utilizado tanto por aparelhos da Apple® quanto por sistemas Android® e, para melhorar ainda mais, é disponível gratuitamente para download via Google Play e iTunes. Além da vantagem de viabilizar uma grande quantidade de informações ao usuário, o produto é organizado de forma que permite um acesso rápido à informação desejada, o que é muito importante para recapitular  a informação desejada durante o atendimento.

Prós:

-Aplicativo totalmente em português

- Referências bibliográficas reconhecidamente conceituadas

- Informações relevantes de rápido acesso em uma interface simples

Contras

- Poucas imagens

-Imagens de difícil compreensão nos smarthones

 

Baixe para seu Gadget

iphone app store google play available

 

Revisão realizada por Filipe Pressuto e Ana Carolina Azevedo Salem - Acadêmicos do 3º ano de medicina da Uel - e Fernando Carbonieri - médico CRM-PR 31745.

 

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar