Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aplicativos médicos - Prognosis

Aplicativos médicos - Prognosis
Academia Médica
fev. 17 - 3 min de leitura
000

 Aplicativos médicos - Prognosis

Por Attilio Galhardo

Aplicativo com mais de 1.000.000 de usuários ao redor do mundo e entre os Top 50 Apps médicos grátis para Iphone, Ipad e Android: este é o Prognosis – Your Diagnosis.

Com novos casos adicionados semanalmente, o aplicativo apresenta temas de Pediatria, GO, Cirurgia e Clínica Médica de uma forma simples e interativa.

Todo início de caso trás um breve histórico do paciente e dados do exame físico e partir disso devemos escolher como proceder a investigação. Em seguida, tomamos a conduta mais adequada de acordo com o resultado dos exames solicitados O App trás ainda uma discussão do diagnóstico ao final de cada caso.

Uma dificuldade que alguns podem encontrar é devido ao App ser todo em inglês – dificuldade temporária ao que tudo indica. Já está em fase de montagem o lançamento dos casos em espanhol e português.

Outra item importante de ressaltarmos é que nem todas investigações e condutas estão adequadas à realidade brasileira no que diz respeito a disponibilidade e custos de procedimentos. No App, muitas vezes exames complementares e de imagem de alto custo são realizados rotineiramente;  algumas condutas – como plasmaferese, para pacientes com diagnóstico de mieloma múltiplo– são feitas como via de regra, ao passo que na realidade brasileira acabamos por proceder com diálise.

Enfim, foi com uma interface simples, discussões interessantes e muita interatividade que a Medical JoyWorks (criadora do Prognosis) conquistou mais de 1 milhão de usuário ao redor do mundo. E a cereja do sorvete é que o App é 100% grátis. Vale lembrar que todo conteúdo dos casos da família Prognosis são revisados por médicos especialistas de cada especialidade.

O sucesso foi tanto que a família acabou crescendo. Hoje podemos baixar também o Prognosis: Cardiology (com mais de 30 casos de cardiologia), Prognosis: Diabetes (com 14 casos que vão desde o diagnóstico até complicações de diabetes) e o My Prognosis: Pregnancy (focado em futuros pais e mães).

Confira mais informações no site: www.prognosisapp.com.

Prós

  • Casos de várias especialidades
  • Discussão do caso ao final da conduta
  • Interatividade
  • Gratuito

Contras

    • Texto em inglês (desvantagem relativa - oportunidade de aprimorar o inglês)
    • Alguns exames e condutas não condizem com a realidade do serviço médico brasileiro

Clique nos imagens a seguir para baixar os aplicativos.

 

 

appstoregoogleplay

Attilio Galhardo é acadêmico do 11ºperíodo do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você