Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Apneia do Sono e Dificuldades Cognitivas

Apneia do Sono e Dificuldades Cognitivas
Academia Médica
mar. 6 - 3 min de leitura
000

Um estudo divulgado em Science Daily em 04 de março de 2024, sugere que pessoas com apneia do sono podem ter maior probabilidade de enfrentar problemas de memória ou cognição. Embora o estudo, que será apresentado na 76ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, de 13 a 18 de abril de 2024, em Denver, demonstre uma associação positiva, ele não estabelece uma relação causal direta entre a apneia do sono e o declínio cognitivo.

A apneia do sono é caracterizada por paradas respiratórias recorrentes durante o sono, o que pode levar à diminuição dos níveis de oxigênio no sangue. Sintomas comuns incluem roncos, engasgos e pausas na respiração, além de dores de cabeça matinais e dificuldades de concentração. "A apneia do sono é uma condição comum, mas muitas vezes subdiagnosticada. No entanto, existem tratamentos disponíveis", afirma Dominique Low, MD, MPH, do Boston Medical Center em Massachusetts e membro da Academia Americana de Neurologia.

O estudo envolveu 4.257 indivíduos, que responderam a um questionário sobre a qualidade do sono e sobre problemas de memória e cognição. Dentre os participantes, 1.079 relataram sintomas de apneia do sono. Deste grupo, 33% (ou 357 pessoas) reportaram problemas de memória ou cognitivos, comparados a 20% (ou 628 pessoas) entre aqueles sem sintomas de apneia do sono.

Após ajustes para outros fatores que poderiam influenciar os problemas de memória e cognição, como idade, raça, gênero e educação, os pesquisadores concluíram que pessoas com sintomas de apneia do sono tinham aproximadamente 50% mais chances de também relatar problemas de memória ou cognitivos em comparação àqueles sem sintomas da condição.

"Esses achados reforçam a importância da triagem precoce para apneia do sono", destaca Low. Tratamentos eficazes, como as máquinas de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), estão disponíveis. Uma boa qualidade de sono, juntamente com uma alimentação saudável, exercícios regulares, engajamento social e estímulos cognitivos, podem reduzir o risco de problemas de memória e cognição, melhorando a qualidade de vida."

É importante notar as limitações do estudo, que se baseou em dados de uma única pesquisa e dependeu de relatos dos participantes, sem avaliações médicas diretas. Estudos adicionais são necessários para acompanhar os sintomas de apneia do sono, memória e cognição ao longo do tempo, visando uma compreensão mais aprofundada dessa associação.


Referência: 

American Academy of Neurology. "Sleep apnea symptoms linked to memory and thinking problems." ScienceDaily. ScienceDaily, 4 March 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/03/240304195515.htm>.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você