[ editar artigo]

Após confirmar mais 169 casos de hepatite aguda de origem desconhecida em 12 países, OMS monitora situação

Após confirmar mais 169 casos de hepatite aguda de origem desconhecida em 12 países, OMS monitora situação

No sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou mais 169 casos de hepatite aguda de causa desconhecida em 12 países (a maioria,  na Europa) e os casos envolvem bebês, crianças e adolescentes com idade entre 1 mês e 16 anos.

O Reino Unido é o país com maior número de diagnósticos da doença — até o momento foram notificados 114 casos. Ao todo, foram registradas notificações nos seguintes países: Espanha (12); Israel (12); Dinamarca (6); Irlanda (5); Holanda (4); Itália (4); Noruega (2); França (2); Romênia (1) e Bélgica (1) e Estados Unidos (9).

Uma pessoa morreu por conta da infecção, mas não foram divulgados detalhes sobre o óbito. 

Leia também: Unesco e Ministério da Saúde divulgam chamada pública para projetos sobre doenças crônicas e ISTs

O que se sabe até o momento sobre os casos de hepatite?

Em nenhum dos diagnósticos, foram detectados os vírus que geralmente causam hepatite viral aguda dos tipos A, B, C, D e E.  De acordo com a OMS, os sintomas apresentados pelos pacientes foram: vômito; icterícia; dores abdominais; diarreia e elevação na taxa de enzimas hepáticas. 

Saiba mais: OMS divulga diretriz para erradicar a esquistossomose humana até 2030

Atualmente, há mais de 50 classificações de adenovírus com potencial para causar infecções em humanos. Em 18 casos registrados, os testes identificaram a presença do adenovírus tipo 41, mas as autoridades sanitárias não confirmaram a associação do vírus à doença. 

Segundo a OMS, a prioridade no momento é investigar a causa da doença para que possam ser refinadas ações de controle e prevenção da infecção. Em comunicado à imprensa,  a entidade afirmou que a situação está sendo monitorada e não há recomendações de restrição de viagens em relação aos países envolvidos no surto de hepatite.


Referência

  1. AGÊNCIA BRASIL. OMS confirma 169 casos de hepatite de origem desconhecida. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-04/oms-confirma-169-casos-de-hepatite-de-origem-desconhecida. Acesso em 25 de abril de 2022.

 

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você