{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Aprenda neuroanatomia e neurologia de maneira simples com o Brain Tutor
[editar artigo]

Aprenda neuroanatomia e neurologia de maneira simples com o Brain Tutor

Aprenda neuroanatomia e neurologia de maneira simples com o Brain Tutor

Uma das missões do Academia Médica é trazer ferramentas que auxiliem na aquisição do conhecimento médico e que ajudem-nos a ter mais segurança na prática clínica. Assim, recomendado pela nossa amiga Hanaiê Cavalli, estudante de Medicina da FEPAR, conhecemos o Brain Tutor.

O Brain Tutor é um programa que precisa ser baixado no computador para ser utilizado. O idioma dele é o inglês e até agora não há uma versão em outras línguas. É muito útil e simples de se utilizar. Leva apenas alguns minutos para baixar, e você baixa direto do site do Brain Voyager.com que é quem produz esse software, de maneira gratuita.

O Brain Tutor é um programa de neuronavegação em 3D que traz conhecimentos da área de neuroanatomia e neurologia de maneira simples e objetiva. Se você precisa saber qual a função de determinada área cerebral, a localização de um giro ou sulco, ou mesmo aprender um pouco mais sobre ressonância magnética ou tomografia cerebral, essa ferramenta irá, com certeza, ajudar bastante.

Depois de instalar no seu computador, você abre o Brain Tutor e vê uma tela como esta:

Ao selecionar no canto superior esquerdo o botão "Areas List", aperecerá esta barra à esquerda com as regiões cerebrais. No canto superior direito você pode escolher se quer dividi-las por lobos, giros ou sulcos. Na mesma barra superior, na parte central, você pode escolher a visão da área escolhida, ou em corte sagital, coronal, axial e também em 3D, que você gira livremente com o mouse para entender a relação com as estruturas vizinhas.

Nas figuras, em azul, está selecionado o giro do cíngulo, como exemplo. Nas figuras abaixo, selecionamos a opção de visualização do hemisfério direito e em corte coronal, na sequência.

Visualização do giro do cíngulo em corte coronal:

Na caixa ao lado, em azul, você pode visualizar informações sobre a área selecionada, como nomenclatura, localização, função e conexões com outras áreas. Nas caixas verde e rosa, ele te dá dicas de como navegar pelo programa.

Não é sensacional? Agora você pode operar uma máquina de RM no seu computador, se selecionar a opção "Volume View" e aprender também do ponto de vista neurorradiológico. Esse programa é incrível para quem estuda neuroanatomia, neurologia e neurocirurgia. Para baixá-lo, clique AQUI e depois no ícone "Brain Voyager Brain Tutor".

Existem diversas ferramentas de estudo que podem impulsionar os novos médicos e que estão disponíveis gratuitamente, o Brain Tutor é uma delas. Aproveite!

Gostou da publicação de hoje? Clique em curtir e nos acompanhe no facebook!

O Academia Médica declara não haver quaisquer conflitos de interesse nesta publicação

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar