Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Atualizações Sobre Antidepressivos e Ganho de Peso

Atualizações Sobre Antidepressivos e Ganho de Peso
Comunidade Academia Médica
jul. 5 - 2 min de leitura
000

Um estudo publicado em 2 de julho de 2024, na Annals of Internal Medicine, traz informações importantes sobre diferentes antidepressivos que influenciam no ganho de peso. Conduzido pelo Harvard Pilgrim Health Care Institute, os resultados demonstram que a bupropiona tem menor influência no ganho de peso, enquanto outros antidepressivos comuns têm impactos variados.

Utilizando dados de 183.118 adultos dos EUA, novos usuários de antidepressivos, o estudo simulou um ensaio clínico randomizado para examinar o ganho de peso associado ao uso de oito antidepressivos comuns: sertralina, citalopram, escitalopram, fluoxetina, paroxetina, bupropiona, duloxetina e venlafaxina.

Os resultados mostraram diferenças significativas no ganho de peso após seis meses de uso:

  • Escitalopram e Paroxetina foram associados a um aumento mais acentuado no peso, seguidos por Duloxetina e Venlafaxina, embora em menor escala.
  • Citalopram também resultou em ganho de peso, porém mais modesto.
  • Fluoxetina apresentou um efeito neutro em relação ao ganho de peso.
  • Notavelmente, Bupropiona foi associada a uma redução no peso, sendo 15-20% menos propensa a causar ganho de peso clinicamente significativo.

Adicionalmente, o estudo destacou que o escitalopram, paroxetina e duloxetina estiveram associados a um risco 10% a 15% maior de ganho de pelo menos 5% do peso corporal inicial. Em contraste, a bupropiona mostrou uma redução de 15% nesse risco.

A aderência ao tratamento variou significativamente, de 28% para a duloxetina a 41% para a bupropiona, indicando que a aderência pode influenciar substancialmente os resultados relacionados ao ganho de peso.

Joshua Petimar, autor principal do estudo, ressalta que "Pacientes e seus clínicos têm várias opções ao iniciar um tratamento com antidepressivos pela primeira vez. Este estudo fornece evidências práticas sobre a quantidade de ganho de peso que se deve esperar após o início de alguns dos antidepressivos mais comuns." Jason Block, destacou que o ganho de peso é um efeito colateral significativo que muitas vezes leva os pacientes a interromperem a medicação, e que "alguns antidepressivos, como a bupropiona, estão associados a menos ganho de peso do que outros."

Este estudo sugere a importancia da comunicação entre médicos e pacientes sobre a decisão e escolha informada de tratamentos antidepressivos, considerando tanto a eficácia quanto os efeitos colaterais, como o ganho de peso.


Referência: 

Harvard Pilgrim Health Care Institute. "Weight change across common antidepressant medications." ScienceDaily. ScienceDaily, 1 July 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/07/240701232833.htm>.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você