Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Aumento nos casos de dengue, Zika e chikungunya no Brasil: Campanha Nacional de Combate às Arboviroses é lançada pelo Ministério da Saúde

Aumento nos casos de dengue, Zika e chikungunya no Brasil: Campanha Nacional de Combate às Arboviroses é lançada pelo Ministério da Saúde
Academia Médica
mai. 4 - 3 min de leitura
000


O Ministério da Saúde lançou recentemente a campanha nacional de combate à dengue, Zika e chikungunya, devido ao aumento no número de casos dessas três arboviroses no Brasil. Segundo informações da Agência Brasil, a campanha, intitulada "Brasil unido contra a dengue, Zika e chikungunya", busca conscientizar a população sobre os sinais, sintomas, prevenção e controle dessas doenças, todas transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti.

Os dados epidemiológicos apontam um aumento de 30% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2022. Além disso, foram registrados aumentos de 40% e 289% nos casos de chikungunya e Zika, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os estados com maior incidência dessas doenças são Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Acre e Rondônia.

O Ministério da Saúde atribui o aumento nos casos a fatores como variação climática, aumento das chuvas, grande número de pessoas suscetíveis às doenças e mudança na circulação de sorotipos do vírus. Para combater o vetor, foram investidos mais de R$ 84 milhões na compra de insumos para o controle vetorial do Aedes aegypti, incluindo a distribuição de inseticidas, como o popularmente conhecido fumacê.

Os sintomas de dengue, chikungunya e Zika são semelhantes e incluem febre de início abrupto, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, náuseas, vômitos e dores abdominais. O Ministério da Saúde orienta que a população procure o serviço de saúde mais próximo assim que surgirem os primeiros sinais de qualquer uma das arboviroses.

A prevenção é considerada a melhor forma de combater essas doenças. O Ministério da Saúde recomenda evitar o acúmulo de inservíveis, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d'água, além de receber a visita do agente de saúde. É fundamental eliminar locais de água parada, onde o mosquito Aedes aegypti coloca seus ovos.



Leia também:



Fonte:  

Agência Brasil. (2023). Saúde lança campanha após aumento da dengue, Zika e chikungunya. 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-05/saude-lanca-campanha-apos-aumento-da-dengue-zika-e-chikungunya



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você