Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ciência de Papel: bactérias, viagens à Lua e ETs em dois mil anos de Ficção Científica

Ciência de Papel: bactérias, viagens à Lua e ETs em dois mil anos de Ficção Científica
Áureo Lustosa Guérios
mai. 6 - 1 min de leitura
000

Há dias em que gostaríamos de responder "Sigam a ciência, sigam a ciência!" a 80% dos contatos do WhatsApp. Há poucas exortações que são tão urgentes em um contexto em que o factual e o científico perderam espaço para o achismo ou o "ouvi no youtube". Trump recomenda injetar desinfetante come prevenção ao Coronavírus (?!) e centenas o obedecem (??!!). Parece ficção, mas, infelizmente, não é. 

Curiosamente, a Ficção Científica é menos exorbitante do que a realidade, preocupando-se por quase dois mil anos - sim, ela é velha desse jeito meus amigos - em narrar viagens à Lua.

No novo episódio do podcast Literatura Viral, discute-se a história desse gênero de um jeito que você nunca viu: começamos na Grécia Antiga, testemunhando uma batalha entre dois exércitos alienígenas no século II; passamos em seguida para o Japão do ano mil, quando ETs chegam à Terra em um Bambu Voador (what?); depois falamos da produção de dois importantes filósofos muçulmanos em torno de 1200; voltando finalmente à Europa para discutir a ficção - sim, a ficção - de Johanes Kepler. 

Prepare-se para um episódio repleto de trava-línguas e nomes divertidos, em que abordamos Frankenstein (1818) e A Guerra dos Mundos (1897), a descoberta da eletricidade, a família do autor de Admirável Mundo Novo (1932) e mais! 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você